Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 3 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Tocantins»As 574 mil residências, empresas e indústrias do Tocantins terão novo reajuste de energia elétrica
Tocantins

As 574 mil residências, empresas e indústrias do Tocantins terão novo reajuste de energia elétrica

Wesley SilasPor Wesley Silas8 de julho de 2014 - 14:352 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A medida passou a valer na última sexta-feira, 04, e foi autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Celtins/Energisa poderá aplicar um aumento de 10,98% nas tarifas dos consumidores residenciais e de 10,43% para grandes consumidores, os industriais.

A Celtins, agora Energisa e sexta maior em distribuição de energia do país, desde abril deste ano, continua crescendo, não só em empreendimento e expansão, mas também no valor cobrado do bolso do consumidor, contribuindo assim com o afastamento de investidores e empobrecendo os moradores do Estado. O acúmulo dos reajustes nos dois últimos anos já ultrapassou a barreira de 20%.


Segundo a Aneel, os reajustes aplicados pela são concedidos anualmente e levam em conta gastos da empresa no período de um ano, como a compra de energia e a inflação.


Energia mais cara do mundo


Em dezembro do ano passado, o jornal O Globo levou uma reportagem mostrando que o Tocantins é o campeão nacional da energia mais cara.  “No Tocantins o valor de R$ 403,91 por Mega watts / hora assusta qualquer investidor. Enquanto isso, no Amapá, por exemplo, o preço do mesmo Mega watt / hora é de R$ 71,37”, apontou o jornal.


Tudo isso, ao mesmo tempo em que o Tocantins possui um parque de geração de energia elétrica composto de vinte usinas hidroelétricas e uma usina termoelétrica, sendo as Usinas Hidroelétricas de Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado) e de Peixe Angical, as duas maiores em geração de energia no Estado. Juntas elas têm uma potência de 1,4 GW (92,1% do total produzido no Estado).

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Wesley Silas
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)

Wesley Silas é graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Unirg, conclusão em 2007. Pós-graduação em Gestão Empresárial e Marketing pelo Instituto Específico de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação. Publicidade e Propaganda. Unirg, incompleto (1,5 ano), transferiu para Jornalismo. Filosofia – (3,5 anos) transferiu para o curso de Comunicação Social.

Postagens relacionadas

Empresário de tecnologia, Iratã Abreu se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura a deputado federal com foco em inovação

2 de abril de 2026 - 15:58

Osires Damaso se filia ao PSDB de Vicentinho Júnior para disputar vaga na Câmara dos Deputados

1 de abril de 2026 - 18:18

TRE-TO determina suspensão de duas pesquisas eleitorais do Instituto Exata que favorecia Vicentinho por falta de transparência

1 de abril de 2026 - 18:05

Eduardo Fortes se filia ao Republicanos e reforça grupo político liderado por Wanderlei Barbosa no Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:10

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.