Sempre investindo em capacitações necessárias para chegar ao aperfeiçoamento, a Cooperfrigu Alimentos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (SESCOOP/TO), promoveu o Curso de Medição de Incerteza aos colaboradores do laboratório de análises microbiológicas e Controle de Qualidade, que se realizou nos dias 23 e 24 de abril no auditório da empresa.
Por: Samara Gomes – Ascom/Cooperfrigu
Aplicado por Elisa Sonza, mestre em Ciência e Tecnologia em alimentos e auditora da ISO 17025, os temas abordados foram divididos em aulas práticas e teóricas para melhor absorção dos conteúdos sobre os requisitos e critérios da ISO 17025, com a finalidade de enriquecer o conhecimento desses colaboradores garantindo resultados de ensaios laboratoriais cada vez mais fidedignos.
Dentro desses critérios estudados está a Avaliação crítica de Certificado, onde os colaboradores foram orientados a analisar um certificado que foi calibrado dentro das normas e averiguar se ele realmente está dentro dos padrões adequados. Na Incerteza de Medição o objetivo é determinar o valor mensurado de forma confiável através das incertezas desse modo é considerado um parâmetro que indica a qualidade de uma mediada de forma quantitativa.
A Avaliação de Desempenho foi outro critério bastante enfatizado, onde explica que todo laboratório trabalha com métodos que são validados nacionalmente ou internacionalmente e mesmo diante dessa certeza é preciso avaliar esse desempenho frente as condições laboratoriais para que se tenha segurança nos resultados, demonstrando tecnicamente através de ensaios, protocolos que devem ser seguidos que é possível reproduzi-lo com confiabilidade.
“A Cooperfrigu sempre se preocupa quando o assunto é emitir resultados confiáveis, não é o fato de montar um laboratório, pegar uma ISO e começar a fazer ensaios que estará tudo certo é preciso comprovar que está sendo seguido os critérios que a ISO solicita. Esse é o diferencial de muitos laboratórios que vão em busca da garantia de resultados, demonstrando tecnicamente que tudo está cooperando pra que sejam confiáveis”, disse Elisa Sonza.
Para o colaborador Alberto Sertão Araújo, analista de laboratório, esses cursos que a Cooperfrigu junto ao SESCOOP vem disponibilizando tem contribuído cada vez mais para a evolução e aprimoramento dos resultados de forma positiva, agregando novos conhecimentos e reciclando critérios da ISO 17025 estudados anteriormente.