Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Derrubamento de pé de pequi do Campus I da UnirG gera protesto entre acadêmicos.
Destaques

Derrubamento de pé de pequi do Campus I da UnirG gera protesto entre acadêmicos.

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins23 de maio de 2019 - 13:561 Leitura mínima
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Não mexa no nosso pequi! Os tocantinenses, mineiros e goianos têm o pequi como parte de suas histórias o apreço pelo fruto.

Por Wesley Silas

Além da sombra que a árvore oferece, este fruto saboroso, carnudo e de belas flores corre risco de extinção diante ao avanço da fronteira agrícola sobre o cerrado .

Além de ter se tornado como um dos símbolo do cerrado; as riquezas produzidas por esta árvore foi apresentada ao Brasil e mundo no século 19 pelo desbravador francês, Saint-Hilaire, considerado como a primeira pessoa apresentou o pequi ao Brasil e ao mundo. Naquela ocasião ele descreveu o Caryocar brasiliense.

“O pequi não é pra qualquer um, é viril mas nem de longe é sutil. É pra goiano, pra mineiro e para quem se dispõe a aventuras gastronômicas excêntricas”.

Mas voltado ao caso do corte de um pé de pequi no Campus I da UnirG, a presidência da instituição informou que o corte do pequi foi necessário para o nivelamento e drenagem da área.

Corte de árvore gurupi Pequi Unirg
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Ex-prefeito de Cariri do Tocantins morre em acidente na BR-153, próximo a Alvorada

12 de março de 2026 - 11:55

Júri de Gurupi condena homem a mais de 45 anos de prisão por morte de sogra e tentativa de feminicídio da ex

12 de março de 2026 - 10:21

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.