Com temas infantis, acadêmicos do 3º período do curso de Gestão Pública do IFTO, Campos de Gurupi, tiveram inspiração em uma matéria veiculada no Portal Atitude sobre a falta de lixeiras no Parque Mutuca e transformaram 30 pneus de carro e motos retirados de lotes baldios em lixeiras ecológicas. O projeto teve apoio do empresariado local que fez doações de materiais como tintas e parafusos. “Com a visão de futuros gestores público nós realizamos este projeto e agora pretendemos expandir para toda cidade”, disse o aluno Fernando de Sousa Freitas.
por Wesley Silas
Os acadêmicos Fernando de Sousa Freitas, 21 anos, e Elizete Rodrigues, 48 anos, aproveitaram um trabalhos da disciplina Qualidade em Empreendedorismo e Inovação no Setor Público do curso de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins em Gurupi para encontrar uma forma de inovar fizeram mapeamento da cidade e numa visão crítica sobre os problemas que existem no município encontraram a falta de lixeiras no Parque Mutuca, considerado o local de lazer e esporte mais frequentado pelos gurupienses.
“Além do conteúdo da disciplina a gente leu uma matéria no Portal Atitude que mostrou o problema ambiental e social [falta de lixeira no Parque Mutuca] e traçamos a premissa de destacar a importância da preservação do meio ambiente e começamos a fazer o projeto”, disse Fernando.
Além de oferecer a lixeira ecológica e projeto recolheu 30 pneus jogados em terrenos baldios da cidade e a confecção teve o apoio de empresários da cidade.
“Utilizamos 24 pneus de carros e 06 pneus de motos recolhido de terrenos baldios para fazer 06 lixeiras. Materiais como tinta e parafuso foram todos patrocinados pelos empresários de Gurupi que entenderam o projeto”, explicou o acadêmico.
Segundo o alunos o projeto foi bem recebido pela Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi e deverá expandir para toda cidade.
“Com a visão de futuros gestores público nós realizamos este projeto e agora pretendemos expandir para toda cidade. Para isso, a gente está fazendo uma parceria com a Diretoria Municipal de Meio Ambiente e sendo aprovado vamos conseguir colocar lixeiras ecológicas com um preço bem baixo”, disse. “Esta iniciativa é dos acadêmicos do 3º período do curso de Gestão Pública do IFTO, campos de Gurupi com a visão de que no momento em que as prefeituras enfrentam crise financeira o gestor tem que usar a criatividade para melhorar a cidade com baixo custo, sendo que uma lixeira ecológica sai por menos de R$ 100,00”, concluiu.