O Grupo Porto Seco Centro Oeste estará promovendo às 19 horas, na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Gurupi, no próximo dia 10 de setembro, o Workshop Double Stack – A revolução na logística brasileira.
por Wesley Silas
Desde janeiro de 2016, o Grupo Porto Seco Centro Oeste está apto para operar Terminal Multimodal de Gurupi. Agora após o leilão da Ferrovia Norte-Sul, trecho vai de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO), o grupo ensaia colocar em prática o empreendimento em Gurupi. No Workshop Double Stack – A revolução na logística brasileira será apresentado “uma oportunidade aos produtores de grãos da região quanto ao escoamento da produção por meio do Terminal Multimodal de Gurupi”, informou o grupo por meio de sua assessoria de comunicação. Confira aqui o link e faça sua inscrição.
Pátio Multimodal de Gurupi
Em março deste ano, o Portal Atitude buscou informações junto ao Grupo Porto Seco Centro Oeste S/A sobre a situação da Concessão de uso de Área no Pátio Intermodal da Ferrovia Norte Sul em Gurupi (TO) que teve a Porto Seco vencedora em Janeiro de 2016.
Disse o grupo naquela ocasião que, desde que venceu a licitação, “passou a fazer um mapeamento comercial com prospecção direta de usuários em toda região. Dentre os principais itens prospectados estão grãos, especialmente soja, arroz, minérios, em especial manganês, calcário dolomítico e combustíveis”.
“As tratativas com diversas empresas e diferentes interessados permitiram um planejamento de longo prazo e que garante a ocupação ótima do terminal. O projeto básico já foi feito e aprovado pela concessionaria e atualmente o projeto executivo está em processo de aprovação”, acrescentou.
Operação e prazo:
De acordo com o Edital, o Grupo Porto Seco Centro Oeste S/A teria o prazo de um ano, a contar da publicação no DOU do Contrato firmado em janeiro de 2016, para colocar em operação, pelo menos, um terminal, mantendo o transporte mínimo de 294.000 t/ano e a partir do segundo a produção mínima anual deve passar a 500.000 toneladas.
No entanto, a Porto Seco alegou ao Portal Atitude que “a conclusão da ferrovia e a demora na concessão para empresas de transporte ferroviário acabaram atrasando a possibilidade de plena utilização deste pátio”, explicou.
Conforme a Porto Seco, com a licitação para concessão do tramo sul, da Ferrovia Norte-Sul, ocorrido no dia 28 de março deste no, o grupo entendeu que “finalmente haverá a disponibilidade de ativos como vagões e locomotivas para a tração das cargas originadas a partir desse ponto”.
O grupo comentou anda a visão que tem de Gurupi no contexto da ferrovia Norte-sul.
“Enxergamos a cidade de Gurupi bem como o Pátio Intermodal de Ferrovia Norte-Sul nessa cidade, como áreas diferenciadas e de grande potencial para toda a região”, pontuou.