Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Esporte»Futebol»Futebol amador movimenta indígenas da Ilha do Bananal
Futebol

Futebol amador movimenta indígenas da Ilha do Bananal

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de setembro de 2021 - 15:243 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A aldeia de todos os povos do Tocantins e do Mato Grosso, assim pode ser definida a Aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal, nesse sábado, 18, e no domingo, 19. Nesses dois dias, a comunidade foi sede do campeonato de futebol amador dos povos indígenas. O vice-governador Wanderlei Barbosa e a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, estiveram no local para acompanhar o início dos jogos. 

da redação

Bola em campo e um grande momento de integração cultural. De acordo com o cacique da Aldeia Canuanã, Tehybi Javaé, os jogos de futebol amador fazem parte da história dos povos indígenas tocantinenses.

“Há muitas décadas, é realizado o campeonato que reúne times do Tocantins e do Mato Grosso. Nós também participamos dos jogos que ocorrem em outras aldeias”, ressaltou o cacique.

Os jogos encabeçados pelo povo Javaé foram divididos em duas partidas de 10 minutos e, neste ano, contaram com a participação de 31 times. Desses, dois são do Mato Grosso e um do povo branco. Homens e mulheres entraram em campo em busca do título de campeões.

As competições esportivas ocorreram em duas ocasiões distintas em 19 de abril, data em que é lembrado o Dia dos Povos Indígenas e, em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. “Neste ano, tivemos que adiar os jogos, mas reorganizamos e estamos fazendo neste fim de semana. Não estão todos os povos como antigamente, mas já tem muita gente”, explicou Tehybi Javé.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que a valorização do esporte é uma das bandeiras da gestão. “O futebol é uma paixão de todos os tocantinenses, de todos os brasileiros. O campeonato dos nossos parentes indígenas é um exemplo disso. Por isso, nós incentivamos e investimos no esporte, pois é um meio de formarmos cidadãos”, ressaltou.

Na ocasião, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, também fez questão de visitar a Escola Indígena Tainã – Aldeia Canuanã, que atende 162 estudantes. Ela lembrou que, atualmente, o Estado conta com 92 escolas indígenas e 34 extensões e que tem trabalhado para garantir um ensino de qualidade para todos os tocantinenses.

“Essa unidade de ensino já é referência para a comunidade e, com a ampla reforma pela qual ela vai passar, se tornará ainda mais. Hoje, por exemplo, ela é ponto de apoio para a realização dos jogos, seguindo a orientação do governador Mauro Carlesse, de ter os espaços de ensino disponíveis para a comunidade, a serviço da formação integral dos estudantes”, pontuou Adriana Aguiar.

Destaque Futebol Amador Ilha do Bananal
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Garotos do Castelo fazem bonito em competição no Interior de Goiás

19 de fevereiro de 2026 - 12:43

Pedido de Eduardo Fortes garante R$ 2 milhões para cobertura do Resendão, anuncia Wanderlei Barbosa

3 de fevereiro de 2026 - 16:49

Vila São Miguel e campeã da Copa do Craque em Gurupi, no evento que vira vitrine política e reforça articulações de Josi Nunes no Tocantins

1 de fevereiro de 2026 - 18:07

Prefeito Tetin prestigia final da Copa do Craque em Gurupi eVila São Miguel, equipe campeã

1 de fevereiro de 2026 - 16:13

Empresário Oswaldo Stival será homenageado na final da 39ª Copa do Craque em Gurupi

30 de janeiro de 2026 - 18:04

Com apoio da Cooperfrigu, e do presidente Oswaldo Stival, Vovô Vôlei de Gurupi segue para competição em Sorriso (MT)

27 de janeiro de 2026 - 15:50
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.