Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 2 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Adapec e Prefeitura de Gurupi não entram em consenso na coleta de vacinas contra brucelose e aftosa jogadas em terreno baldio
Destaques

Adapec e Prefeitura de Gurupi não entram em consenso na coleta de vacinas contra brucelose e aftosa jogadas em terreno baldio

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de maio de 2022 - 22:112 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Wesley Silas

O mesmo morado do Jardim América em Gurupi, voltou a entrar em contato com o Portal Atitude para denunciar novamente, agora sobre a demora de recolher uma quantidade considerável de vacinas contra aftosa e brucelose descartada próximo a calçada de uma Avenida.

Vacinas ainda não foram recolhidas.

“A Adapec esteve aqui e fez e colheu [fracos] e agora quero saber como fica a situação do restante das vacinas que ficaram jogadas aqui. Eu não sei se é ou não a Vigilância Sanitária que deva recolher, mas sei que o trem aqui tá feio”. Voltou a reclamar o vendedor Amilton Sousa.

Em nota, a Adapec informou que solicitou por meio de ofício enviado na manhã desta terça-feira,17, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do munícipio de Gurupi o recolhimento do restante dos frascos de vacinas e material biológico descartado irregularmente em um terreno baldio, pois podem trazer riscos ao meio ambiente e aos seres humanos.

“Vale ressaltar que a Adapec recolheu amostras para analisar as informações das embalagens e buscar a identificação do autor”, informou.

Por telefone a reportagem ouviu representantes da Prefeitura sobre a coleta das vacinas e, segundo eles a responsabilidade seria da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); mas que a Prefeitura se comprometeu em recolher o material nesta quarta-feira, 18.

A partir de 2023, o Tocantins e outros cinco estados não terão mais a vacinação obrigatória contra a febre aftosa, a suspensão será possível após uma série de ações sanitárias desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com os Estados no âmbito do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE/PNEFA), desde o ano de 2017. Já a brucelose, se trata de uma doença infecto-contagiosa crônica que encontra-se controlada no Tocantins com cobertura de  vacinação de 94,04% do rebanho de bovídeas

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Mais de 139 mil veículos devem trafegar pelas BRs 153 no Tocantins

2 de abril de 2026 - 08:47

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Em comemoração aos 37 anos da OABTO, Sala da Advocacia é reinaugurada no Complexo de Delegacias de Paraíso do Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:04

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.