Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 21 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Goiás utiliza poder de veto novamente e impede o Tocantins de baixar ICMS sobre gado
Agronegócio

Goiás utiliza poder de veto novamente e impede o Tocantins de baixar ICMS sobre gado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de julho de 2022 - 09:052 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O Governo do Estado de Goiás, em uma política claramente protecionista em relação ao Tocantins, manifestou-se novamente contrário à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 12% para 4,07% relativo à venda de gado vivo pelo Tocantins para outros estados, conforme publicação no Diário Oficial de Goiás de quarta-feira, dia 27 de julho.

 

A decisão foi homologada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, em publicação de quinta-feira, 28, no Diário Oficial da União, e contra a qual não cabe recurso.

Governador Ronaldo Caiado
Governador Ronaldo Caiado

O Decreto nº 10.121, assinado pelo próprio Governador Ronaldo Caiado, frustra mais uma vez a decisão do Tocantins em reduzir impostos visando gerar mais competitividade para os pecuaristas do estado, que contam um rebanho de mais de 10 milhões de cabeças.

Segundo o Secretário da Agricultura Jaime Café, o Tocantins vem tentando desde maio deste ano reduzir a alíquota do ICMS sobre o rebanho, mas essa redução precisa ser aprovada e homologada por todos os estados membros do CONFAZ, do qual Goiás faz parte, o prazo final para a não homologação encerraria nesta sexta-feira, 29.

“A medida tomada pelo Estado de Goiás é totalmente infundada e protecionista, uma vez que o mesmo imposto lá é de apenas 7%, cinco pontos percentuais mais baixo que o nosso, gerando perdas para nossos produtores rurais”, afirma.

O secretário da Fazenda do Estado do Tocantins, Júlio Edstron, afirma que vai buscar todos os caminhos necessários para tentar novamente aprovar a redução do ICMS sobre o gado. “Nossa orientação é para continuar tentando aprovar a redução de impostos visando o aumento da competitividade dos nossos produtos, gerando maior fluxo comercial e consequentemente mais receita para o Tocantins. Vamos buscar convencer o Poder Executivo goiano que o aumento do comércio entre nossos estados é o melhor caminho para a geração de emprego e renda em ambos os entes federativos”, pontuou.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Rebanho bovino do Tocantins é o sexto que mais cresceu no Brasil, com 39,2%

21 de março de 2026 - 14:13

SENAI abre vagas para cursos profissionalizantes em Gurupi e Almas

20 de março de 2026 - 12:12

Tocantins tem maior índice de trabalho formal da região Norte do Brasil

19 de março de 2026 - 19:33

Ruraltins firma cooperação internacional para fortalecer a extensão rural no Tocantins

19 de março de 2026 - 19:23

Brasil mantém segunda maior taxa de juros reais do mundo após corte de 0,25 ponto na Selic

19 de março de 2026 - 08:06

Gurupi (TO) sediará encontro sobre liderança feminina e sucessão familiar na pecuária brasileira

18 de março de 2026 - 10:17
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.