Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 1 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Projeto de doação de sangue idealizado por Eduardo Fortes ecoa em Brasília e em Palmas
Destaques

Projeto de doação de sangue idealizado por Eduardo Fortes ecoa em Brasília e em Palmas

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins11 de setembro de 2023 - 14:133 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Desde que o dia 04 de agosto, quando foi lançado no Hemonúcleo a campanha incentivar a doação de sangue de forma voluntária para manter o estoque da unidade e ajudar as pessoas que precisam de transfusão de sangue, várias lideranças que representam o Tocantins em Brasília e em Palmas gravaram vídeo estimular a doação de sangue, onde cada doador receberá, gratuitamente, uma cesta de hortaliças do projeto Horta Comunitária e (01) um quilo de carne da Cooperfrigu.

 

O governador Wanderlei Barbosa acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres e do deputado Moisemar Marinho gravaram um vídeo defendendo a campanha. “Estas doações de sangue vão salvar muitas vidas e eu quero parabenizar o deputado Eduardo Fortes por este trabalho e, juntos com a Assembleia Legislativa, nós orientamos nesta direção”, disse o governador.

Senador Eduardo Gomes destacou que a campanha iniciou no dia 05 e terminará no dia 15 de setembro. “Eu quero convocar todos amigos, aqueles que têm condições de fazer a doação de sangue que compareçam e participem de mais esta iniciativa criativa e importante para a população do Tocantins”, disse.

O senador Irajá Abreu também gravou um vídeo em defesa da doação de sangue. “Estou passando por aqui para divulgar uma importante campanha de doação de sangue que o meu amigo deputado estadual Eduardo Fortes está fazendo na região”, disse o senador. Em seguida ele lembrou que autor de uma lei “que cria atendimento prioritário para doadores de sangue em filas de órgão públicos e também de empresas privadas. É uma foram de valorizar os doadores de sangue”.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou a importância de salvar a vida doando sangue.

Vice-governador, Laurez Moreira, parabenizou “todos que participam desta grande luta”

Mensagem do deputado Léo Barbosa.

No dia do lançamento a Coordenadora do Programa Socioambiental Cooperar da Cooperfrigu, Andrea Stival, ao lado do deputado Eduardo Fortes esclareceram sobre a importância da comunidade participar da campanha de doação de sangue.

Como ser um doador

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 Kg, estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação. É necessário também não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação.

Os intervalos entre uma doação e outra devem ser de 60 dias para os homens, não ultrapassando quatro doações por ano. Para as mulheres, os intervalos devem ser de 90 dias, com o limite de três doações por ano.

Impedimentos temporários

– Resfriado (até o desaparecimento dos sintomas);

– Gravidez;

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

– Amamentação (se o parto acorreu há menos de 12 meses);

– Ingestão de bebida alcoólica nas ultimas 12 horas que antecedem a doação;

– Tatuagem nos últimos 12 meses;

– Comportamento de risco para doenças transmissíveis (aguardar 12 meses);

– Em uso de medicação.

Para a doação de sangue, o Hemonúcleo de Gurupi funciona de segunda a sábado, das 7 às 12 horas, na Rua 01, entre as avenidas Pernambuco e Ceará. O telefone para contato é (63) 3312- 2237.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35

Em comemoração aos 37 anos da OABTO, Sala da Advocacia é reinaugurada no Complexo de Delegacias de Paraíso do Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:04

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50

“Janela Partidária: Presidente da Assembleia oficializa ida para o MDB e consolida ‘terceira via’ ao Palácio Araguaia”

31 de março de 2026 - 23:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.