Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 12 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»MP Eleitoral orienta  sobre regras da pré-campanha e endurece fiscalização contra propaganda antecipada 
Eleições

MP Eleitoral orienta  sobre regras da pré-campanha e endurece fiscalização contra propaganda antecipada 

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de março de 2026 - 13:102 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação, com informações da ASCOM MPE

O equilíbrio do pleito de 2026 está sob a mira rigorosa do Ministério Público Eleitoral (MPE). Com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos, o órgão intensificou as orientações sobre os limites da pré-campanha, reforçando que o descumprimento das regras resulta em multas pesadas e sanções judiciais.

Alerta aos Pré-Candidatos

A atuação preventiva do MPE já registra ações concretas no Sul do Tocantins. Em Gurupi, o promotor de Justiça Eleitoral, Marcelo Lima Nunes, expediu uma recomendação formal nesta quarta-feira (18) para a retirada imediata de materiais publicitários suspeitos de configurar propaganda antecipada.

O alvo da medida é a distribuição de adesivos e o uso de camisetas com o nome de uma pré-candidata à Câmara Federal. Para o Ministério Público, tais práticas criam uma vantagem indevida e ferem a lisura do processo democrático. A recomendação estabelece:

Prazo de 48 horas para a remoção total dos materiais.

Abstenção imediata de novas ações que promovam o nome da pré-candidata de forma irregular.

O que a Lei permite (e o que veda)

Pela legislação vigente, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto de 2026. Até lá, qualquer menção que sugira pedido de voto — seja de forma clara ou por meio de “palavras mágicas” que induzam o eleitor — é passível de punição.

Imagem ilustrativa produzida por IA

Fique atento: A Justiça Eleitoral entende que a promoção em massa, o uso de brindes, adesivos em veículos acima do limite permitido e vestimentas padronizadas antes do período oficial desequilibram a disputa.

O Ministério Público reforça que a fiscalização será contínua. O foco não é apenas coibir o pedido explícito de voto, mas barrar estratégias de marketing que tentem burlar a lei sob o pretexto de “apresentação de pré-candidatura”.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Carlesse amplia base no Norte com adesão de oito vereadores em Araguaína

12 de maio de 2026 - 13:29

Pré-campanha ao governo do TO esquenta: Dorinha desafia Vicentinho Júnior sobre emendas, e tucano rebate com críticas à saúde

12 de maio de 2026 - 12:07

Professora Dorinha promete romper com “coronelismo” no Bico do Papagaio e diz que fará “a melhor gestão do Brasil”

12 de maio de 2026 - 10:04

Ciro Gomes descarta candidatura à Presidência e foca no Governo do Ceará

11 de maio de 2026 - 20:21

Câmara de Gurupi repudia agressão contra vereadora Débora Ribeiro e aciona órgãos de segurança

11 de maio de 2026 - 19:51

Sete vereadores de Paraíso declaram apoio à pré-candidatura de Mauro Carlesse ao Senado Federal

11 de maio de 2026 - 19:09
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.