Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Educação»Cultura»Borocoxó é a grande atração do I Simpósio Naiconal do Movimetno Junino em Brasília
Cultura

Borocoxó é a grande atração do I Simpósio Naiconal do Movimetno Junino em Brasília

Moura LimaPor Moura Lima13 de fevereiro de 2014 - 20:562 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O grupo Junino de Palmas, Caipiras do Borocoxó, atual campeã nacional, encerra as atividades do I Simpósio Nacional do Movimento Junino, realizado pela Confederação de Quadrilheiros Juninos (Confebraq), em Brasília, nestas quarta, quinta e sexta-feira, 12, 13 e 14.

O evento reúne quadrilheiros de 20 Estados, que participam de palestras, debates, mesas redondas, oficinas e o lançamento do Fórum Nacional Permanente do Movimento Junino.


 


Participam do Simpósio quadrilheiros de todo o País, brincantes, presidente de entidades, profissionais da cultura junina, poder público, pesquisadores da cultura brasileira e autoridades  que se reunirão para propor políticas públicas para valorização, difusão, circulação e preservação do movimento junino.


 


O atual presidente da Confebraq, Célio Torres, enviou convite à quadrilha junina tocantinense, Caipiras do Borocoxó, para que realizasse o encerramento do evento, em reconhecimento ao prêmio maior do movimento junino conquistado no IX Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado em Palmas em 2013.


 


Com o tema “retirantes”, a Caipiras do Borocoxó representou o Tocantins concorrendo com 16 Estados, entre eles, os da região Nordeste brasileira já consagrados no meio junino. A trajetória do grupo tocantinense já vem sendo reconhecida nacionalmente, através de participações e conquistas nacionais, como os de casal de noivos e Rainha Nacional no ano de 2012.


 


Para Jarbas Pinheiro de Lemos, representante do Grupo, “fazer o encerramento de um evento onde se discuti o movimento junino, é uma honra para a Borocoxó e para o Tocantins, é a oportunidade de escrever de vez o nome do Estado entre as maiores referencias dessa cultura que tanto amamos”, disse.


 


Além de campeã nacional 2013, a Borocoxó ficou em segundo lugar no 21º Arraiá da Capital, e como parte da premiação, o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) está viabilizando apresentações em países que vão participar da Copa do Mundo 2014, com intuito de promover a cultura do Brasil e estimular o turismo no País.


 


O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, lembra do sucesso das apresentações do grupo junino tocantinense Cafundó do Brejo, em Bogotá, na Colômbia, no Goal to Brasil, em setembro do ano passado e aposta na Borocoxó. “A apresentação dos Caipiras do Borocoxó vai consolidar as festas juninas como produto turístico do Brasil no exterior”, comentou.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Moura Lima

    Moura Lima, escritor, romancista, contista, ensaísta, advogado, pós-graduado em Língua Portuguesa, membro fundador da Academia Tocantinense de Letras, pertence à Academia Piauiense de Letras. Autor do primeiro romance regional do Tocantins: Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros.

    Postagens relacionadas

    Conexão Quilombola do quintal ao tablet: mulheres da comunidade Malhadinha dão os primeiros passos no mundo digital

    2 de março de 2026 - 13:44

    Instituto Utambor elege nova diretoria para o quadriênio 26-30

    23 de fevereiro de 2026 - 08:17

    Dorivã ganha Prêmio Funarte Mestres e Mestras das Artes 2025

    27 de janeiro de 2026 - 08:07

    Promic 2025: Palmas investe R$ 720 mil na circulação de projetos culturais

    23 de dezembro de 2025 - 12:34

    Cultura em destaque: 5ª Mostra Cultural de Gurupi segue com apresentações até esta quarta-feira, 03

    2 de dezembro de 2025 - 20:00

    Arte, solidariedade e transformação social: ACIG, Rotary Club Gurupi e Cinema Mobi Cine realizam VI edição do Criança no Cinema

    29 de outubro de 2025 - 18:25
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Quem Somos
    • Política de Privacidade
    • Contato
    © 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.