Nos últimos dias tem surgidos muitas conversas envolvendo as obras da duplicação da BR-153, dentre elas o fechamento do escritório da empresa do Grupo Galvão, responsável pela duplicação da BR-153 em Gurupi e, por último, a falta da liberação ambiental no trecho do Tocantins, o que poderia atrasar o cronograma da obra que tem o prazo de 5 anos para ser concluída.
Questionando pelos leitores a reportagem do Portal Atitude foi em busca de resposta com o Grupo Galvão. A primeira resposta foi sobre a falta de liberação ambiental no trecho do Tocantins, embasado em questionamentos de que em Goiás já estaria liberado e no Tocantins não, o que poderia provocar atraso no organograma da obra, pois o trabalhado de campo inicia-se mediante a emissão da licença ambiental, conforme aponta a própria empresa em uma de suas publicações.
“A informação não procede, aguardamos as licenças ambientais e estamos dentro do cronograma, incluindo o de obras”, informou. Vale lembrar que somente depois da liberação ambiental é que a Concessionária poderá executar as obras de duplicação.
Sobre a transferência do escritório a Galvão de Gurupi para a cidade de Alvorada, a empresa informou apenas que o canteiro de obras da empresa encontra-se em Porangatu (GO). “O canteiro de obras fica em Porangatu/GO onde está a sede da concessionária”, disse.
Alça Viária
Outro problema que foi alvo de debates entre empresários e políticos em 2014 foi a alça viária que liga as BRs 242 e 153 para evitar que caminhões pesados cruzem a cidade, causando prejuízos e risco de vida aos moradores.
“O trevo de Gurupi está previsto do PER (Programa de Exploração da Rodovia) da ANTT para ser executado do 3º ao 7º ano de concessão rodoviária”, apontou a nota da Galvão.
E, por último questionamento à Concessionária de Rodovias Galvão, responsável pela duplicação do trecho de 624,8 km, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins, foi quando irá iniciar a implantação dos 09 pedágios, sendo 03 no Tocantins e seis em Goias e também sobre a previsão da conclusão da obra. “As Obras de duplicação devem ser executadas em 10% a partir do primeiro ano de concessão e serem concluídas ao final do 5º ano. Os pedágios começam a ser instalados a partir do ano que vem”, informou.
Serviços de Atendimento aos Usuários
Em maio de 2015, a Concessionária de Rodovias Galvão BR-153 começa a operar os Serviços de Atendimento aos Usuários, posicionados a cada 50km, ao longo dos 624,8km de rodovia com serviços de apoio e socorro especializado, atendimento pré-hospitalar, socorro mecânico, inspeção de tráfego, combate a focos de incêndio, vigilância patrimonial e apreensão de animais.
Os serviços serão todos gratuitos e disponibilizados 24h por dia, todos os dias da semana. Estão em fase de montagem: 14 veículos para inspeção e monitoração do tráfego, 13 guinchos leves, 6 guinchos pesados, 13 ambulâncias, além de 4 caminhões para apreensão de animais e 4 caminhões-pipa para combater focos de incêndio, totalizando 54 veículos em serviço.
Sobre a obra
O contrato de concessão foi assinado em 12 de setembro de 2014 junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A Concessionária de Rodovias Galvão BR-153 é a empresa responsável pela administração, recuperação e duplicação do trecho de 624,8km da Rodovia BR-153, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO) por um período de 30 anos.
Os investimentos somam R$ 4,3 bilhões ao longo desse período, sendo 3,1 bilhões nos primeiros 5 anos da concessão. Prevê ainda a geração de 3.000 empregos diretos e indiretos nos 22 municípios beneficiados com a duplicação, dentre eles 07 estão no território tocantinense.
Mais detalhes da obras podem ser conferidos no site (veja aqui) da Concessionária de Rodovias Galvão