Malena Mota
No primeiro dia de disputa junina, ocorrido na noite de sábado, 11, a quadrilha do Pro Jovem de Tocantinopólis fez sua apresentação, lembrando o quanto Luís Gonzaga foi importante para as quadrilhas juninas.
Para Mariane Silva, de Tocantinópolis, é muito importante ver sua cidade representada desta maneira. “Eu, e minha família viemos para ver a quadrilha junina da minha cidade desfilar, aproveitamos para conhecer as praias de Palmas, a cidade é muito linda, e limpa, estamos adorando a hospitalidade”, disse a turista.
Neste ano, 16 grupos participarão do Circuito, sendo que 11 deles da Capital. Para melhor apresentação aos jurados e público, a apresentação será dividida em dois dias, sendo que oito grupos de quadrilhas juninas se apresentam no dia 11, sábado, e as oito restantes no dia 12, domingo, e cada uma terá 35 minutos, conforme estabelecido em regulamento.
Comissão Julgadora
A comissão irá avaliar coreografia, harmonia, animação, figurino, animador/marcador e repertório musical. E será realizada pela comissão julgadora, composta por sete jurados, todos do estado do Tocantins, visto que, o corpo técnico local recebeu capacitação, visando à qualidade destes julgamentos, a exemplo do Curso de Formação de Jurados de Quadrilhas Juninas, realizado pela Fequajuto (Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins) em parceria com o Isto (Instituto Social do Tocantins) no último mês de maio.
Vencedora
A vencedora representará o Estado no Circuito Nacional de Quadrilhas Juninas, que acontece nos próximos dias 18 e 19 de julho em Parnaíba (PI). E nesta disputa, o Tocantins já é um dos vencedores, com quadrilha junina Caipiras do Borocoxó, em 2013.
Segundo o presidente da Fequajuto, Advan Rodrigues, o Tocantins tem muitas chances este ano de ficar entre nos primeiros colocados, pois as apresentações deste ano foram muito boas. “Não há uma favorita em especial para o Estadual, pois este ano temos várias quadrilhas juninas competindo com qualidade igual e, no mínimo, ficaremos entre as melhores posições no Nacional”, enfatizou Rodrigues.
O Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas é uma realização da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins. O evento faz parte da Temporada de Férias da Capital, com o apoio do Isto e da Agência Municipal de Turismo (Agtur).
Apresentações:
Sábado (11/07)
Pula Fogueira (Palmas)
Pró Jovem (Tocantinópolis)
Estrela do Sertão (Palmas)
Ministério Jovem (Tocantinópolis)
Faísca do Sertão (Porto Nacional)
Explosão Amor Caipira (Palmas)
Luar de Santo Antônio (Palmas)
Malacabados (Araguaína)
Domingo (12/07)
Sítio Novo (Sítio Novo)
Matutos de Gurupi (Gurupi)
Arranca Toco (Araguaína)
Caipiras do Sertão (Palmas)
Girassol do Cerrado (Palmas)
Cafundó do Brejo (Palmas)
Caipiras do Borocoxó (Palmas)
Pizada da Butina (Palmas)