Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Sem caso de Mormo, Prefeito de Lagoa da Confusão quer convencer Adapec para realizar cavalgada
Agronegócio

Sem caso de Mormo, Prefeito de Lagoa da Confusão quer convencer Adapec para realizar cavalgada

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de maio de 2016 - 23:313 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O prefeito de Lagoa da Confusão, Neto Lino (PSD),  está empenhado em buscar alternativas à tradicional  6ª Cavalgada de Lagoa da Confusão,  que estava prevista para acontecer de 1 a 3  de julho.  O empenho de Neto Lino na busca dessas alternativas, se deve ao  fato da Portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec, que suspendeu  qualquer aglomeração de equídeos nos municípios de Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins, por causa da incidência da doença de  Mormo.

Essa portaria da Adapec, publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (18),  acabou  afetando os   municípios limítrofes  como Gurupi, Dueré, Figueirópolis, Araguaçu e Lagoa da Confusão,  que terão que suspender a realização de cavalgadas e tropeadas, sendo permitido apenas aglomerações de equídeos autorizados pela Asapec, até que sejam saneadas todas as propriedades.

Lagoa 2

Neto Lino esteve na  Adapec na quarta-feira, na tentativa de tentar reverter, pelo menos,   parte da portaria que incluiu Lagoa da Confusão, para  que não fosse prejudicada a realização da Cavalgada. Argumentou que não há registro da doença de Mormo no município de Lagoa da Confusão, mas  em reunião com a  vice-presidente do órgão,  Márcia Helena da Fonseca, foi informado  que não tinha como mudar a portaria.

ALTERNATIVAS

Neto Lino Lembra que a  Cavalgada Loroty-Lagoa da Confusão,  evento tradicional que busca o resgate das tradições dos antigos tropeiros, preservando  suas raízes culturais, bem como, a vivência de uma aventura cheia de emoções pela região do Vale do Araguaia,  mas que diante do impedimento de sua realização neste ano, o Governo Municipal está mantendo conversações com sua equipe técnica e com os representantes  da  Comitivas de Cavalgada para buscar uma alternativa, para que a data não passe em branco. “O certo é que mesmo sem a realização da tradicional Cavalgada, a cidade de Lagoa da Confusão deverá receber um grande evento  durante esse período e nós vamos Divulgar previamente”, acrescentou o prefeito Neto Lino.

CASOS DE MORMO

Em julho de 2015, o Tocantins registrou os primeiros casos de Mormo, em uma propriedade no município de Formoso do Araguaia. A suspeita é de que cerca de três animais foram contaminados após terem participado de um evento em Iporá – GO, área considerada não livre da doença, pois na ocasião da partida para o Goiás os exames deram negativo. Porém, seis meses depois ao realizá-los novamente para participar de outro evento em Goiás, os exames foram inconclusivos e a Adapec foi acionada para realizar os exames positivos. 

“Ao tomar todas as medidas sanitárias no município de Formoso, a investigação epidemiológica realizada supõe que a disseminação ocorreu após aglomeração de equídeos que participavam em uma cavalgada, já que os novos casos têm ocorrido próximos a região”, disse Anderson Silva, chefe da Unidade Local da Adapec de Formoso do Araguaia.

Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Mas em alguns animais não aparecem nenhum sintoma, por isso, é tão importante à realização de exames.  (Zacarias Martins, com informações da Adapec)

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec Cavalgada Lagoa da Confusão Mormo Neto Lino
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Reconhecimento: Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

13 de março de 2026 - 00:41

MPTO investiga série de denúncias de irregularidades contra o prefeito de São Valério, Wada Franciel

12 de março de 2026 - 23:34

Iluminação na BR-242 reforça segurança de pedestres, motociclistas e ciclistas na saída Leste de Gurupi

12 de março de 2026 - 21:50

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.