Marcelo Miranda apontou que a experiência do Projeto Rondon será um momento enriquecedor para o Estado. O projeto contemplará 16 municípios, dentre eles Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Fátima, Natividade e Pium.
por Cláudio Paixão / Secom
O governador Marcelo Miranda assinou, na tarde desta terça-feira, 23, acordo de parceria com o Ministério da Defesa visando a realização do Projeto Rondon, com ações previstas para acontecer no Tocantins de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017. Na ocasião, também foram assinados acordos entre o Ministério e os 16 municípios a serem contemplados.
Marcelo Miranda apontou que a experiência do Projeto Rondon será um momento enriquecedor para o Estado. “As experiências vividas entre comunidades, voluntários, universitários, entidades sociais, e tantos outros parceiros, só poderão resultar em bons frutos. Cada um servirá de multiplicador dos conhecimentos adquiridos, enriquecendo nossa identidade cultural. Esperamos que as experiências compartilhadas aqui sirvam para fortalecer a integração nacional, por meio do saber, do respeito ao próximo e do conhecimento”, defendeu o governador.
A operação do Projeto Rondon no Tocantins foi batizada de Forte dos Reis Magos e contemplará os seguintes municípios: Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy e Silvanópolis.
Atividades
Cada município receberá, por 12 dias, 20 rondonianos, oriundos de duas instituições de qualquer parte do País, sendo 10 integrantes de cada, 2 professores e 8 alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento.
Para o desenvolvimento das atividades, o Governo do Estado vai oferecer o apoio logístico a partir do momento em que eles chegarem a Palmas, que funcionará como centro regional da Operação Forte dos Reis Magos.
Intercâmbio
Cerca de 330 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim, a operação do Projeto Rondon no Estado é um momento de intercâmbio entre as universidades e os municípios que serão atendidos. “Tenho certeza de que os jovens aprenderão muito conosco, assim como os municípios também terão muito a receber. Cada município será um grande laboratório de aprendizagem, de troca de experiências”, ressaltou.
Benefícios
O prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorim, destacou a importância do projeto no fortalecimento da qualidade de vida da população. “Sem dúvida, um projeto que tem muito a contribuir com a sensibilização da população para questões como saúde, educação e comunicação. Recebemos com muita alegria mais essa edição do Projeto Rondon, que sempre traz reflexões muito importantes”, pontuou.
O coordenador-geral do Projeto Rondon, brigadeiro de Infantaria Augusto César Amaral, agradeceu pelo apoio do Governo do Estado e reforçou que o projeto objetiva beneficiar estudantes e a comunidade. “É um projeto de transferência de conhecimento. Ele visa levar os estudantes universitários dos grandes centros para conhecer outras realidades do Brasil e fazer com que percebam que eles têm condição de aplicar o que aprenderam em sala de aula nas comunidades”, avaliou.