Durante sabatina na CDL, os candidatos a prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) e Walter Júnior (PSDB) apresentaram propostas sobre viabilidade de vôos regulares no aeroporto de Gurupi, atração de empresas, agronegócio, turismo, industrialização, trânsito, segurança e saúde. Confira alguns as respostas de alguns questionamentos feitos aos candidatos sobre projetos, prazos e recursos definidos para executá-los.
A sabatina organizada pela Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aconteceu na noite desta quarta-feira, 14.
“As perguntas foram elaboradas por muitas mãos em que os empresários recomendaram e sugeriram perguntas que vieram ao anseio das pessoas que estavam aqui presente onde foi abordados vários temas da economia de Gurupi”, avaliou o presidente da CDL, Adailton Fonseca. “Os candidatos se portaram muito bem com muita tranqüilidade, decência, educação, bom trato e não fugiram das perguntas e apresentaram suas propostas e por isso acho que o objetivo foi alcançado”, reiterou.
Ao Portal Atitude, o candidato Laurez Moreira (PSB) mostrou satisfeito com o resultado da apresentação de suas propostas.
“Falei o que sempre costumo dizer: que ninguém é capaz de fazer milagres e Gurupi hoje é uma cidade exemplo para o Tocantins e Brasil em volume de obras e embelezamento. Então, depois de recebermos a cidade em uma situação caótica, há três anos e oito meses, pudemos dar uma organizada geral e eu tenho certeza que Gurupi agora está pronta para receber o maior número de investimentos possíveis. Primeiro, tinha que organizar a casa e isso nós fizemos. Eu parabenizo os empresários pela qualidade da proposta e ficou evidente que contribui para que eles conheçam, não só as propostas, mas a seriedade de quem as propõe”, avaliou o candidato.
O candidato Walter Júnior (PSDB) também mostrou entusiasmado com a oportunidade de repassar suas propostas aos representantes do segmento do comércio de Gurupi.
“O que Gurupi precisa eu falei e não tem segredos: a cidade precisa é crescer, se reestruturar e, estruturas antigas, precisam ser removidas porque Gurupi tem um caminho traçado para o desenvolvimento devido sua posição geográfica que não existe igual; porém, estamos perdendo empresas e indústrias para cidades pequenas e Gurupi não pode perder mais porque é tempo de mudanças”, disse.
Assim como Laurez, o candidato Walter Júnior também elogiou o nível e a organização do evento. “O nível do debate foi ótimo, sem nenhum defeito e gostei muito da presença dos empresários. Poderíamos ter mais empresários porque é um assunto muito sério e envolve a vida de cada pessoa”, concluiu.
Para o presidente da CDL, Adailton Fonseca, a sabatina satisfez a expectativa dos empresários e ocorreu com transparência e os candidatos atenderam o propósito e não fugiram das perguntas.
“Agora a decisão será de cada empresário, de cada eleitor e considero que tudo isso contribuiu um pouquinho com a decisão de criar um compromisso dos candidatos, pois um deles, estará como prefeito a partir do ano que vem, e estes compromisso assumidos aqui serão cobrados pela CDL, pela ACIG e sociedade como um todo”, avaliou.
Confira abaixo alguns tópicos da sabatina em que o mediador perguntou aos candidatos quais os projetos com prazos e recursos definidos, pertinente a cada pergunta:
No sorteio das perguntas, o candidato Walter Júnior (PSDB) abriu expondo sua proposta sobre a viabilidade de vôos regulares no aeroporto de Gurupi.
“Sou amigo particular do ministro das cidades Bruno (Bruno Araújo (PSDB) e acredito que nenhuma grande indústria virá para Gurupi sem um aeroporto funcionando vôos regulares”, disse o candidato que sugeriu que para viabilizar a proposta a prefeitura deveria dar contrapartida em passagens e citou a importância do aeroporto para o desenvolvimento turístico, econômico e, contribuiria com atração de profissionais para a Unirg . “Gurupi não cresce sem aeroporto”, acrescentou.
Laurez Moreira (PSB) fala sobre políticas de atração de empresas para o município.
De início ele discordou que Gurupi estaria perdendo lugar para outras cidades e citou a importância econômica do Frigorífico, da atração de grandes revendedoras de máquinas agrícolas instaladas no município, a construção de uma distribuidora da AMBEV na cidade, construção de cinco hotéis. Laurez defendeu ainda que Gurupi é cidade sede de uma região Metropolitana (Lei nº 13.089) e que só tem a ganhar com o crescimento de municípios vizinho.
“Quem cuida do aeroporto não é o Ministério das Cidades, mas a Secretária da Aviação Civil da Presidência da República. Estamos com o Distrito Industrial recuperado, mas vivemos um momento não é favorável na economia do País”, disse Laurez.
Unirg
Walter Júnior: Ele defendeu que houve redução de alunos nos últimos anos e, segundo ele, a instituição teria perdido, cerca de 2 mil alunos, representando no cálculo do candidato uma queda mensal na economia da cidade no valor de R$ 10 milho. Ele defendeu flexibilização de cobrança de mensalidades para “os filhos de Gurupi” e lembrou que apresentou um Projeto de Lei autorizando reserva de 10% das vagas para alunos de escolas públicas. “Temos que melhorar a qualidade de ensino”, disse.
Agronegócio (Agricultura e Pecuária)
Laurez Moreira: O candidato lembrou o Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) foi organizado em sua gestão e propôs a criação de um centro de integração de suínos e aves no município. Citou o exemplo de Rio Verde (GO) e que esta proposta será o “grande objetivo do segundo mandado”. “Gurupi está igual uma moça de 16 anos pronta para namorar. Depende agora da economia nacional”, disse.
Segurança Pública e Guarda Municipal
Walter Júnior: O candidato defendeu a implantação de uma Guarda Municipal para proteger o patrimônio do município, citou escolas, Unirg e UPA. Defendeu também a importância do monitoramento eletrônico na cidade com parceira com a Polícia Militar. “A Guarda Municipal irá desafogar o efetivo da Polícia Militar”, disse.
Potencialidade da região para o Turismo
Laurez Moreira: O candidato citou uma parceira que a Prefeitura de Gurupi está realizando com o IFTO para capitalizar os potenciais da Ilha do Bananal, Rio Tocantins, principalmente a região do Tropeço em Peixe. Disse ainda que a rede hoteleira da cidade está preparada para receber turistas por meio de projetos envolvendo o turismo religioso, universitário e ecológico. “Temos bom relacionamento com ministério turismo e estamos pesquisando e já estamos concluindo com ajuda de uma professora da IFTO para que possamos montar uma diretoria de a turismo”, disse.
Segundo bloco.
Ocasião em que mediador fez a mesma pergunta para os dois candidatos.
Trânsito de Gurupi
Walter júnior: O candidato defendeu a importância de ligar as BRs 153 à 242 mediante consulta com os empresário, elaborar um projeto para Avenida Goiás, implantação de ciclovias e favorecer a acessibilidade da cidade. “Vamos buscar recursos no ministério das cidades”, disse.
Laurez Moreira: O candidato citou que a senadora Kátia Abreu (PMDB) destinou recurso para um projeto que será implantado que beneficiará o fluxo do trânsito ligando a parte Oeste, via BR-153, com a parte Leste da cidade e que está acompanhando um projeto do Governo Federal de quadriplicar a BR-143. “Vamos buscar um modelo junto com os empresários”, disse.
Construção do Hospital Geral de Gurupi e integração saúde básica e eletiva.
Laurez Moreira: “Colocamos emenda de bancada para construção do hospital de Gurupi, que está com problema de contrapartida do estado”, disse. Em seguida ele afirmou que reformou todos o Postos de Saúde da Família de Gurupi, criou 08 UBS e está criando uma clinica de recuperação motora em Gurupi. Afirmou ainda que Gurupi se tornou exemplo no combate a doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika e e febre chikungunya.
Walter Júnior: O candidato iniciou criticando seu concorrente e citou uma pesquisa da Folha de São Paulo sobre o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) que apontou o uso de recursos dos municípios brasileiros na saúde, educação e saneamento. “Quanto à construção do Hospital Geral de Gurupi o Executivo Municipal tem que gritar com o governador e teremos o deputado Mauro Carlesse na presidência da Assembleia que, se preciso, vou puxar a orelha do Carlesse. Vamos fazer parceria com os hospitais da rede privada por meio do SUS e trazer as cirurgias eletivas para Gurupi”, defendeu o candidato.
Duplicação e travessia urbana e anel viário da BR-153
Walter Júnior: Defendeu um debate com os empresários sobre “onde sairá e chegará a alça viária” ligando as BR-153 à BR 242. “A BR-153 está no centro de Gurupi e devemos pensar em um projeto junto com os empresário que não prejudique o comércio”, disse.
Laurez Moreira: O candidato foi sucinto: “Dizer o que fazer é muito fácil, mas este problema é uma questão federal e o governo federal está em crise. Já estivemos reunidos no Ministério Público Federal para debater sobre contrato com a Galvão porque o BNDES não financia empresas envolvidas na Lava Jato. Temos que fazer sem demagogia. Há como eu gostaria de resolver tudo”, ironizou.
Industrializaçaõ e qualificação de mão-de-obra
Laurez Moreira: Voltou a citar o exemplo da criação de um pólo de integração de suínos e aves no município, citou exemplos de avanços no segmentos agropecuário e, segundo ele, o período de seca (El Niño) contribuiu com a retração da economia. Defendeu ainda que a baixa densidade demográfica da região que, segundo ele, atrapalha a atração de grandes empresas/indústrias.
Walter Júnior: Citou exemplos de empreendimentos em municípios circunvizinhos. “Existe um impasse: porque chove no nosso vizinho e Gurupi não chove? Vamos melhorar o contato com empresários e explorar aeroporto. Estamos uma localização estratégica nacionalmente invejável. Vamos valorizar também os pequenos”.