Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 11 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»“A proposta votada aqui não determina corte de despesas nem congela os gastos em saúde e educação”, diz Josi sobre voto a favor da PEC 241
Destaques

“A proposta votada aqui não determina corte de despesas nem congela os gastos em saúde e educação”, diz Josi sobre voto a favor da PEC 241

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins1 de novembro de 2016 - 20:233 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A deputada federal Josi Nunes (PMDB – TO), usou a tribuna durante o pequeno expediente da sessão não deliberativa desta terça-feira, 1º, para justificar seu posicionamento a favor da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 241, conhecida como a PEC do Teto.   


A parlamentar iniciou seu discurso esclarecendo que votou a favor da matéria por acreditar que o país precisa de reformas “mesmo que amargas” para ser recolocado nos trilhos do crescimento. “A PEC 241 oferece um caminho seguro para isso. A proposta votada aqui não determina corte de despesas nem congela os gastos em saúde e educação. O que o texto busca é estabelecer um ritmo de crescimento da despesa mais lento do que o atual dentro das possibilidades reais do País e, em relação à saúde e à educação, alterar o critério do gasto mínimo, propiciando melhor planejamento e mais controle. Não proíbe, porém, que o Executivo e o Legislativo fixe despesas acima do mínimo nessas áreas, desde que seja compensado com ajustes em outras. As motivações das propostas são claras para quem se dispõe a analisar a situação com seriedade”, esclareceu.       

“Sem o limite de gastos, estima-se que a despesa pública chegaria a 20%, a quase 21% do PIB no ano de 2025". Josi Nunes.
“Sem o limite de gastos, estima-se que a despesa pública chegaria a 20%, a quase 21% do PIB no ano de 2025″. Josi Nunes.

A tocantinense lembrou que entre 2008 e 2015, os gastos públicos primários cresceram, em média, anualmente, 6% acima da inflação e que para financiar essa expansão, o Governo teve encargos elevados, no ano passado, uma vez que os juros sobre a dívida pública corresponderam a 6,63% do PIB.

Para a deputada, é indispensável mudar essa trajetória, contendo o crescimento de despesas e permitindo assim, que o Governo financie suas dívidas a juros menores. “Sem o limite de gastos, estima-se que a despesa pública chegaria a 20%, a quase 21% do PIB no ano de 2025. Com o Novo Regime Fiscal, estabelecido pela PEC 241, essa relação poderá ficar em 16%, voltando ao nível observado em 2008, quando o País conseguiu fazer um bom superávit primário, e manter a dívida pública sob controle. Logo, Sr. Presidente, além de assegurar uma melhoria de médio e longo prazos a aprovação da proposta favorece, de imediato, o aumento da confiança dos investidores e deve ajudar muito na retomada do crescimento econômico”, acrescentou.

No que tange ao tempo de 20 anos, a peemedebista fez questão de frisar que após os primeiros 10 anos, o Governo poderá propor um novo critério de correção do limite de despesa, inclusive para aproveitar uma provável melhoria do ambiente econômico. “Tenho certeza de que fizemos o melhor para o Brasil”, concluiu.

Gastos Públicos Josi Nunes (PMDB - TO) PEC 241
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelo 8 de janeiro

11 de março de 2026 - 10:57

Governo do Tocantins homologa licitação para construção do Câmpus da Unitins em Augustinópolis

11 de março de 2026 - 09:21

Reincidência e Violência: Condenado por homicídio em 2016, Flávio Santana volta ao Júri em Gurupi por morte da ex-sogra e tentativa de feminicídio contra a ex-namorada

10 de março de 2026 - 19:42

Outback Steakhouse confirma abertura de sua primeira unidade em Palmas

10 de março de 2026 - 17:47

“Vozes que Não se Calam: Gurupi se une contra a violência e em memória das vítimas de feminicídio”

10 de março de 2026 - 14:23
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.