Uma equipe Secretaria de Cultura e Turismo do município de Peixe estiveram na Ilha da Tartaruga para realizar uma pré-análise de demarcação de área para dar entrada no SPU e antecipar a temporada de praia.
por Wesley Silas
O Diretor Municipal de Turismo de Peixe, Thalles Vinicius, e a Secretária de Cultura e Turismo, Graziela Gracioto, estiveram hoje no local para fazer demarcações para dar entrada no processo de licenciamento junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
A notícia da estruturação da temporada de praia em Peixe acontece depois de descasos da gestão anterior, como aconteceu no ano de 2016 em que a prefeitura não organizou com antecedência e a empresa vencedora desistiu da licitação às vésperas do início da temporada de praia.
No ano de 2014, por exemplo, em menos de duas semanas para começar a temporada não existia nenhuma estrutura para receber os turistas e nem liberação junto ao SPU. Já no ano de 2015, faltando menos de um mês para iniciar temporada, não havia nenhuma certeza para acontecer a temporada.
No entanto, a nova gestão municipal tem divulgado desde a campanha eleitoral que irá atuar com competência para que a cidade não tenham mais com prejuízos em suas vocações. Ontem o prefeito de Peixe, Zé Augusto, mostrou entusiasmo ao apresentar o potencial da cidade para o consultor de empreededorismo do Sebrae, Cláudio Forner, e para o superintendente do Sebrae-TO, Omar Hennemann, que sinalizaram parceria para implantar um grande projeto de turismo em Peixe.
“Queremos iniciar a temporada no dia 24 de junho com um show na praia em comemoração ao 122 anos de emancipação política da cidade”, disse Thalles.
Sobre a Praia
Dentre as cinco praias de maior fluxo turístico no rio Tocantins, a praia da Tartaruga, em Peixe, a 350 km de Palmas, capital do Estado, historicamente sempre foi considerada a de melhor estrutura e de águas mais limpa e transparente.
Praia da Tartaruga, com 225mil metros quadrados, fica numa ilha que se forma quando as águas do Rio Tocantins baixam e surge, com ajuda da natureza e do homem, um complexo turístico e de lazer a céu aberto. A praia tem esse nome devido a grande concentração de quelônios, na época da desova, que começa em meados de setembro