O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), defendeu na quarta-feira, 05, a implantação da Fundação Universidade Federal de Gurupi, prevista na lei número 7.708/1988. A manifestação do parlamentar vai de encontro com uma movimentação dentro do Campus da UFT de Gurupi que defende desmembramento e se torne Universidade Federal de Gurupi.
O parlamentar requereu, envio de expediente ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, à bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional e ao presidente da República solicitando a efetivação da lei.
Conforme apurou o Portal Atitude, a ideia do parlamentar poderá fortalecer um movimento que vem acontecendo dentro do Campus da UFT de Gurupi, onde todas as coordenações dos cursos já aprovaram a transformação da UFT para a Fundação Universidade Federal de Gurupi, e assim possa despertar o sono e sonho adormecido que neste ano completa 29 anos.
Segundo Carlesse, a universidade é de vital importância, pois vai consolidar a maior cidade da região sul do Estado como pólo universitário regional, “e os benefícios oriundos dessa implantação são imensuráveis”, justificou.
Para o parlamentar, como já existe um campus avançado da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a implantação de uma universidade autônoma, conforme estabelece a lei, vai se somar às instituições já existentes, dando mais oportunidade de acesso ao ensino superior.
De acordo com o parlamentar, nada tem sido feito para a efetivação da lei. “Até o momento esta lei encontra-se em dormência, sendo que nada ainda foi feito para que ela surta os efeitos desejados”, explicou o presidente da Casa, acrescentando que o engajamento dos deputados federais e senadores tocantinenses é fundamental para a implantação da universidade.
A lei
Sancionada em 1998 pelo então presidente José Sarney, a Lei Nº 7.708 autoriza o governo federal a instituir a Fundação Universidade Federal de Gurupi, com sede na cidade de Gurupi. Ainda de acordo com a lei, a Fundação tem por objetivo criar e manter a Universidade Federal de Gurupi, “instituição de ensino superior de pesquisas e estudo em diversos ramos do saber e de divulgação científica, técnica e cultural”. Para isso gozará de autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar. (Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Mauro Carlesse)