Com participação dos atores gurupienses Fernando França e Layla Fernanda o curta-metragem de ficção tem como Roteirista e Diretor o cineasta portuense/gurupiense Hélio Brito, que nasceu e viveu em Porto Nacional até os 05 anos de idade; mas ,cresceu e viveu grande parte da sua vida em Gurupi, , onde foi sócio-fundador da Produtora “bemTVideo”
por Wesley Silas
Segundo o cineasta, Hélio Brito, as gravações o filme iniciaram no dia 07 de março de 2018, no centro histórico da cidade de Porto Nacional e terminam nesta Semana Santa.
“Previsto para ser rodado em apenas 10 dias, a produção precisou estender bastante este prazo em função das chuvas, que obrigaram a equipe a se adequar aos curtos períodos de estiagem”, disse Hélio Brito.
“A Massa Que Faz o Pão” é fruto do Edital nacional de curta-metragem, edição 2017, do Ministério da Cultura.
“Tendo como primeira janela de exibição as salas de cinema, “A Massa Que Faz o Pão” será o primeiro filme tocantinense a utilizar o moderno sistema de som 5.1, aquele utilizado pelas melhores salas de cinema do mundo, em que o som ecoa de cinco pontos diferentes da sala de projeção, que aumenta a sensação de se estar dentro da ação”, explica Hélio Brito.
Para fazer as gravações os atores gurupienses, Fernando França e Layla Fernanda, tiveram que passar por mudanças no visual para se adequarem aos seus papéis.
Fernando França é o ator principal do filme e interpreta o personagem Milton que namora Indilene, representada pela atriz Layala Fernandes.
Sinopse
“Numa cidade imaginária chamada Pontal do Norte acontece uma solenidade pública para inauguração de um monumento comemorativo aos 100 anos de construção da famosa Catedral de São Domingos do Pontal. Entretanto, um desentendimento em relação aos nomes de colaboradores que deveriam constar na placa comemorativa, transforma o local em praça de guerra”