O governador interino e candidato ao Governo do Estado nas eleições de 3 de junho, Mauro Carlesse, disse que fará o possível, no que depender dele, para transformar o Centro Universitário de Gurupi (UnirG) em universidade. Procurado pela reportagem do Portal Atitude, ele explicou que a mudança, quando efetivada, vai beneficiar os gurupienses e os moradores de toda a região sul do Estado.
por Wesley Silas
A transformação, no entanto, não depende exclusivamente do Chefe do Executivo estadual. Antes precisa ser analisada e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, órgão normativo, consultivo e fiscalizador do sistema estadual de ensino, composto por representantes do Governo e da sociedade civil.
“Os conselheiros conhecem muito bem o assunto. Eles estão estudando essa possibilidade [da transformação], e tenho certeza de que vão tomar a melhor decisão. No que depender de mim – caso eles se decidam pela aprovação – determinarei que seja editado, imediatamente, um decreto com a mudança”, garantiu Carlesse.
O pedido de credenciamento da Unirg como Universidade é uma luta que vinha sendo defendida pela academia que por várias vezes bateu na porta do Governo Estadual em busca de resposta definitiva. “Enquanto Universidade, precisamos avançar para que possamos crescer e até termos condições para nos instalar em outras cidades e estados. Para que isso ocorra, é preciso que a UnirG atenda os critérios das avaliações do Conselho Estadual de Educação e vejo que temos condições para tal”, avaliou a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay em um dos encontros com o governo anterior do Estado. Outra bandeira da reitoria da Unirg é que dentro do Conselho Estadual de Educação (CEE), tenha uma cadeira com representantes da UnirG e da Unitins.
Diferença
De acordo com o Decreto nº 5.773/06 do governo federal, as instituições de educação superior são credenciadas como faculdades, centros universitários ou universidades. “As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano”, diz o decreto.
Na prática, universidades e centros universitários são parecidos, inclusive em relação ao quadro docente, já que ambos exigem que pelo menos um terço de seus professores tenha titulação acadêmica de mestrado ou doutorado, e que a mesma quantidade trabalhe em regime de tempo integral.
A principal diferença é que as universidades são caracterizadas pela ampla produção intelectual institucionalizada, por meio do estudo sistemático de temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional.
Para Carlesse, é justamente a pesquisa e a extensão que vão beneficiar os estudantes e os moradores de toda a região, com atendimento à comunidade e a busca de soluções para os problemas enfrentados pelo Estado, em todas as áreas.
História
Antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), a atual UnirG é uma instituição pública municipal de ensino superior mantido pela Fundação UnirG, entidade de direito público – possuindo o mesmo regramento jurídico dispensado às autarquias – que foi instituída pela Lei Municipal nº 611 de 15 de fevereiro de 1985, passando por várias mudanças legais nos anos seguintes.
De acordo com informações da própria instituição, a UnirG possui mais de 500 funcionários, entre técnicos administrativos e estagiários, aproximadamente 400 professores e cerca de 6 mil alunos.