Os agentes de trânsito se aproximam de mesas em que há consumo de bebida alcoólica pedem para realizar o teste do bafômetro e esclarecem sobre os perigos da associação álcool – direção.
Essa é a rotina em mais uma blitze educativa realizada com intuito de prevenir acidentes de trânsito na Capital. Na sexta, 09, a conscientização foi com os frequentadores da Feira da 304 Sul, e em alguns bares da Capital.
Além da realização do teste do bafômetro os agentes de Trânsito distribuíram material educativo e esclareceram dúvidas sobre as medidas legais em relação a quem dirige alcoolizado. “Eu acho que mais que importante, esta ação é indispensável. Não há nada mais irresponsável que sair ao volante alcoolizado”, frisou o auditor fiscal Jorge Couto, após ser abordado pelos Agentes.
“Nós damos prioridade para abordar as mesas em que há consumo de bebida alcoólica, justamente para advertimos sobre o perigo de beber e dirigir, e ressaltarmos a questão de ter alguém que não beba para conduzir o veículo”, explicou a agente de Trânsito, Kerlen Parrião.
Além das blitze educativas, o final de semana terá ações integradas com a realização de blitze repressivas com aplicação da Lei Seca, quando haverá testes de alcoolemia. “Este mês há muitas festas de confraternizações, Natal e Ano novo, e muitas pessoas ainda tem o hábito de consumir bebida alcoólica e dirigir. Precisamos conscientizar e coibir essa prática. E durante todo o mês de dezembro estaremos reforçando as blitze em todos os finais de semana”, ressaltou Guerreiro.
As blitze é uma Ação Integrada entre a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.