O presidente da Adapec, Humberto Camelo, comunicou em ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, que todos os exames feitos com animais do município de Gurupi deram resultado negativo para Mormo.
A resposta foi dada após questionamentos de um grupo de pessoas de Gurupi que estiveram em Palmas no início desta semana para defender a realização de Cavalgada durante a Expo Gurupi que acontece durante os dias 29 de abril a 06 de maio. Na ocasião, a pedido do gurupienses, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, solicitou um parecer da Adepec sobre casos de Mormo no município.
Em oficio, o presidente da Adape, informou que “no município de Gurupi foram investigados duas propriedades com exames […] dando todos os resultados negativos para mormo”.
Com a carta da Adapec em mãos, a comissão composta pelos vereadores Valdônio Rodrigues (PSB), Eduardo Fortes (PSDB) e Jair do Povo (PMDB) irão tentar convencer o Ministério Público e o Poder Judiciário a liberar a cavalgada, apesar do município de Gurupi ser considerado limítrofe aos focos que foram registrados em Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins, o que provocou uma determinação judicial para impedir a proliferação da doença, conforme foi lembrado pelo presidente da Adapec, Humberto Camelo, durante a última reunião.