A forte chuva que caiu em Gurupi na tarde desta segunda-feira, 23, derrubou outdoor na saída sul de Gurupi e a grande quantidade de água deixou ruas intransitáveis, invadiu casas, como foi o caso do pedreiro Domingos Pereira da Silva, morador da quadra 112 da Rua 58 no Setor Nova Fronteira.
O volume de chuva que caiu provocou transtornos e prejuízos em Gurupi. Na Avenida Goiás, saída Sul, um outdoor caiu e ocupou parte pista que dá acesso a BR-153 e saída para diversos setores da cidade. Na Avenida D veículos tiveram problemas mecânico devido a quantidade de água.
Os setores mais afastados do centro que ainda não receberam pavimentação asfáltica são os que mais sofrem neste período de chuva. Um deles é o setor Nova Fronteira onde a Prefeitura está realizando, desde novembro do ano passado, obras de drenagem profunda. Quando anunciou a obra, o Secretário da Infraestrutura, Gerson Oliveira, chegou a afirmar que o terreno daquele local encontra-se numa bacia de contribuição com declive, o que favorece alagamentos.
No entanto, moradores do setor que moram próximo as ruas contempladas reclamam da demora da obra e diz que as escavações têm provocado prejuízos e incômodos devido a lama e o desvio da água da obra.
“Com eles fazerem as valas, ficou pior e agora aumentou a quantidade de água e lama que desce e vem aterrando as ruas e alagando os lotes. Como você pode ver, a água está entrando no lote do vizinho. Isso aqui tem muito tempo e tem mais de 20 anos que vem acontecendo isso e agora piorou com as obras”, disse o pedreiro Domingos Pereira da Silva.
Tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET marca para esta terça-feira, 24, em Gurupi manhã nublada com possibilidade de chuva isolada, no período da tarde a previsão é de nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a noite o tempo poderá está encoberto a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas com ventos fracos e moderados. A umidade do ar ficará entre 50% a 95% e a temperatura vária entre 18ºC a 28ºC.
Para os demais dias desta semana a previsão é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Recomendação da Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual recomenda a todos que nos dias chuvosos se evite deslocamentos sob chuva e se fizer, faça com redobrada atenção, não tente se aventurar em vias onde o asfalto está completamente tomado por alagamentos, um buraco ou cratera pode está escondido.
Recomenda ainda não utilizar lagos e rios, nesse período, para o lazer ou pesca, apesar de que já existe a proibição durante a piracema. E alerta às populações ribeirinhas que estão abaixo de represas e usinas, para ficarem atentas ao nível da água, para os riscos de abertura de comportas ou rompimento de barragens.
Outra recomendação importante está para a incidência de raios, fenômeno bastante comum no estado. Orienta-se a não se abrigar debaixo de árvores, placas de propagandas, debaixo de rede elétrica, pois além do risco de descargas elétricas, existe ainda o perigo de o vento provocar a queda dessas estruturas.