Mais de um século já se passou e a família Barbosa, descendente de Francisco da Cruz Barros, conhecido como Chiquinho da Santa Cruz e Anisa Barbosa de Sousa, resolveu reunir em Gurupi os netos, bisnetos, sobrinho e o único filho vivo, Pedro Barbosa da Cruz, 94 anos, para celebrar, conhecer parentes que se distanciaram e agradecer a Deus pela vida.
por Wesley Silas
O primeiro Encontro, encabeçado por Anísia Barbosa da Cruz e Adevaldo Veras, aconteceu na Estância Rosa de Saron em Gurupi durante os dias 13 e 14 de janeiro e contou com a participação de, aproximadamente, 220 pessoas ligadas aos Barbosa da linhagem Francisco e Anisia, vinda das cidades de Colinas, Palmas, Colmeia, Porto Nacional, Palmeirópolis, Pedro Afonso e dos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso.
“Este encontro foi uma dádiva de Deus a nosso favor, demos o passo inicial para outros encontros que virão com a permissividade de nosso criador, foram dois dias de intensa comunhão e integração que ficaram marcados em nossas mentes e em nossos corações. Conhecemos parentes de todas as faixas etárias e fizemos uma nova aliança com os que conhecíamos, enfim foi um marco em nossas vidas” considerou Adevaldo Barbosa Veras, representante da família de Praxedia Barbosa da Cruz, casada com Pedro Veras de Araújo.
Valdenor Barbosa lembra da época em que o seu avô, Chiquinho da Cruz, morava na fazenda Carcará, município de Porto Franco (MA).
“Ele foi pregando para suas filhas, Sebastiana, Delvina, Laura, Amélia, Praxedia, Anália, Cecília, Salomão Cruz e todas ficaram crentes e o último que ficou crente foi o Pedro Cruz”, lembra Valdenor.
Pedro Barbosa da Cruz, lembrou que o encontro aconteceu na data que seu pai, Francisco Barbosa completaria 125 anos. Ele cintou ainda a dificuldade que seus peais tiveram em criar no Maranhão e depois seguiram para região do antigo norte Goiano para criar os 10 filhos, Delfina, Laura, Praxedia, Sebastiana, Salomão, Petronilia, Anália, Pedro Cruz, Amélia e Cecília.
“Quando eu tinha 14 anos eu perdi a minha mãe e o homem que foi levar o recado e pediu para ouvir suas palavras e apresentou passagem do livro Tessalonicenses capitulo 04 que deu muita força para mim. Depois ele perguntou se eu queria ver a minha mãe sofrendo ou queria que ela fosse para o céu. Eu disse que queria ela no céu. Ele orou por mim, me deu uma Bíblia e disse: olha Pedro, leia esta Bíblia que a sua vida vai melhorar e ver o quanto é o poder de Deus”, disse Pedro Cruz durante sua fala no encontro. “Hoje me sinto feliz porque quase todo meu povo é crente, meus filhos, minhas filhas e eu sinto que o Espirito Santo está hoje nesta casa nos alegrando e eu não tenho palavras suficientes para falar da alegria que eu estou”, completou Pedro Cruz.
[g-slider gid=”90161″ width=”100%” height=”55%”]
Para Gleiciane, representante da família de Petronília Barbosa, o encontro foi um momento de comunhão de toda família.
“O primeiro Encontro dos Barbosas resume-se na palavra Gratidão. Gratidão a Deus que nos deu esta dádiva de estarmos juntos durante estes dois dias em confraternização, comunhão, amor, conversas boas, muitos sorrisos largos e sinceros. Que Deus nos dê muitas oportunidades de estarmos juntos novamente. Amamos fazer parte desta família espetacular e amorosa”, considerou Gleiciane.
Depois de muita confraternização no final ficou escolhida a cidade de Palmas (TO) para o segundo encontro que acontecerá durante os dias 04 e 05 de janeiro de 2019.
“O primeiro encontro da família Barbosa foi um marco na nossa vida, reencontremos nossos familiares que há muitos anos não tínhamos contatos. Foi muito emocionante, somos muito felizes por fazermos parte de uma família tão amorosa e especial como a nossa!”, disse Anísa Barbosa, filha de Salomão Barbosa.