O acordo foi fechado após reunião entre um grupo de estudantes da UFT e Unirg, Procon de Gurupi e os organizadores do show da dupla Jorge & Mateus. “A gente acordou que todas as carteiras de estudantes serão válidas desde que não estejam vencidas”, garantiu o organizador do show, Luciano Maia. O acordo contou também com a presença dos vereadores Zezinho da Lafiche, Cesar da Farmácia, Ivanilson Marinho e André Caixeta
A reunião aconteceu depois que o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu recomendação ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário Unirg orientando que seja suspensa definitivamente a emissão de Carteiras de Identidade Estudantil (CIEs) para estudantes de outras instituições e temporariamente para os universitários da Unirg até que venha a ser adotada a padronização estabelecida pelas entidades nacionais de representação estudantil.
Na intenção de garantir a meia-entrada, um grupo de Estudantes foram às ruas pedir para que as carteiras de estudantes pudessem ser validadas na bilheteria da Expo/Gurupi, onde acontece hoje o show da Jorge & Mateus e no sábado o da dupla Di Paullo & Paulino.
“Todos os estudantes de todas as instituições nos procuraram e a gente acordou que todas as carteiras de estudantes serão válidas desde que não estejam vencidas. A meia-entrada é um direito dado por meio da justiça que prevê 40% dos ingressos terão que ser destinados aos que possuem carteirinhas e na hora da bilheteria serão validadas com a meia-entrada, sem exceções”, disse o organizador do evento, Luciano Maia.
Para o presidente do C.A. da UFT, Josivan Barbosa de Souza, o próximo passo dos estudantes será a validade das carteiras para outros eventos culturais.
“Ficou acordado que eles vão aceitar todas as carteirinhas da Unirg e da UFT na Expo de Gurpui e posteriormente nós vamos nos reunir para ver a questão da validade em outros estabelecimentos”, disse.
Segundo o diretor do Procon,Cleicivon Martins, o órgão vai apenas acompanhar a bilheteria.
“Como eles aceitaram, nós vamos apenas conferir se as carteira de estudantes que vão ser usadas não estejam vencidas e se estiverem válidas todos poderão entrar na festa”, disse.
Padronização das Carteiras de Estudantes
Desde maio de 2016 uma portaria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação disciplina o padrão de certificação digital a ser utilizado nas referidas carteiras e estabelece que somente serão aceitas as CIEs emitidas conforme a padronização definida pelas entidades nacionais de representação estudantil e com a certificação de atributo digital.