A reportagem do Portal Atitude saiu a campo para ouvir opiniões de lojistas e de representantes de entidades como a Associação Comercial e Industrial de Gurupi que acredita em um “dia das Mães mais modesto neste ano”, enquanto uma empresária observa com otimismo e aposta em crescimento de 10% nas vendas. Confira também a programação para o Dia das Mães.
por Wesley Silas
A Federação do Comércio do Tocantins, presidida pelo gurupiense Itelvino Pisoni, aposta nas estatística da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que prevê crescimento acima de 11% para a data, movimentando cerca de R$ 1,3 milhões para o segmento de perfumaria e cosméticos.
Conforme a Fecomércio, por outro lado, o varejo de livros e artigos de papelaria sofrerão queda de até 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. “Infelizmente, temos percebido um recuo considerável nos últimos anos na venda desses produtos neste período”, complementa a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.
No entanto, o empresário Josué Luiz Wagner, que atua no segmento de cosmético há 20 anos, apostou no aumento do estoque para o Dia das Mães.
“A expectativa é de melhorar as vendas cresça no Dia das Mães e para isso fomos em busca de novos produtos de beleza como chapinhas, secador e bastante maquiagem e esperamos que nesta data as coisas melhorem para nós”, disse Josué. Ele também comentou a situação da gangorra das vendas no comércio de Gurupi. “O comércio está razoável e tem mês que está bom e outro nem tanto”, avaliou.
O presidente a Associação Comercial e Industrial de Gurupi, Adailton Fonseca, disse que a entidade acredita que as vendas neste ano no Dias das Mães poderá ser mais modesto.
“Acreditamos em um Dia das Mães mais modesto neste ano, com um leve aumento nas vendas em relação ao ano anterior, algo em torno 2% no máximo. Alguns fatores, como a preocupação como a manutenção do alto número do desemprego, o grande número de Tocantinenses inadimplentes, a revisão para baixo da expectativa de crescimento do País, jogam um balde de água fria na expectativa inicial para 2019, refletindo na confiança das famílias e em consequência postura mais retraída do consumidor”, avaliou Adailton.
Já a empresária Eletheia Sepulvida que atua no comércio de acessórios e bijuterias femininas há mais de 12 anos mostrou entusiasmada com as vendas nas vésperas do Dia das Mães deste ano. “Para nós é o segundo Natal e estamos preparados para atender os nosso clientes, inclusive esperamos um crescimento de 10% nas vendas comparado ao ano passado”, disse.
Programação:
Para festejar o Dia das Mães, a Prefeitura de Gurupi estará promovendo neste segundo domingo de maio a inauguração da obra da Praça João Borges Leitão, também conhecida como “Praça D’Abadia”, com m a atração nacional Padre Antônio Maria.
“Essa festa é em homenagem as mães e a toda população de Gurupi, vamos entregar uma obra que deixará a cidade mais bonita e mostrar que a cada dia estamos trabalhando para o seu desenvolvimento”, disse o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.