Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 14 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Gurupi (TO)»Ferrovia Norte Sul inicia atividades em Gurupi
Gurupi (TO)

Ferrovia Norte Sul inicia atividades em Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de maio de 2014 - 17:373 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A Valec concedeu, até que finalize o leilão em outubro, a liberação de um Pólo no Pátio Multimodal para transporte de manganês produzidos no município de São Valério. Na quinta-feira, 22, a presidente Dilma estará no Tocantins para inaugurar o trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis.

Em Gurupi, o evento do primeiro apito da locomotiva contou com a presença da comunidade, empresários e prefeitos da região que foram recebidos com festa pelo prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSB) e pela deputada Josi Nunes (PMDB). “Nós temos uma região que está em cima de uma grande riqueza de minério deste País, em especial nas cidades de Jaú e Palmeirópolis. Já estivemos conversando com diretoria da Valec que nos informou que o edital está, praticamente pronto, para ser construído os nossos três pólos de cargas, sendo um de grãos e os outros de cargas gerais e de minério em Gurupi”, disse o prefeito Laurez Moreira.


O secretário de Produção e Desenvolvimento de Gurupi, Pedro Dias, adiantou que o Leilão dos lotes do pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul no município de Gurupi está marcado para acontecer no mês de outubro. “A nossa meta é que não volte à estaca zero novamente e fazer com o minério que vai sair de São Valério seja embarcado aqui para chamar a atenção para os investidores para que eles vejam a importância do Pátio de cargas de Gurupi”, disse Pedro Dias.


De acordo com Dias, o embarque de Manganês nos vagões serão diários dentro dos números exigidos pela Valec. “O embarque vai ser continuo porque o potencial da produção da mina de São Valério é de um milhão de toneladas por ano. Já que a licença foi liberada e o pólo inaugurado, agora a nossa expectativa é que o manganês entre em produção para continuar este trabalho aqui”, disse.


No início deste ano a Vale anunciou que em Gurupi foram colocados na praça lotes para prestação dos serviços de carga, descarga, transbordo, armazenagem entre outros, que estejam relacionados a sólidos minerais e sólidos agrícolas.


Open access


No dia 12/05  a Valec publicou no Diário Oficial da União um comunicado considerado como o primeiro passo para um novo modelo denominado open Access, já aplicado na Europa que permite a redução do custo do frete ferroviário. Segundo o Governo Federal, a política de livre acesso ao Sistema Ferroviário Federal promete promover a quebra do monopólio das atuais concessionárias que estabelecem os preços das cargas transportadas nas ferrovias brasileiras.  


Segundo a Valec, a oferta pública da capacidade de transporte da Ferrovia Norte-Sul permitirá o redirecionamento dos fluxos de carga para os portos das regiões Norte e Nordeste, aumentando a eficiência logística e, consequentemente, a competitividade do País no mercado internacional. Assim, a Ferrovia Norte-Sul se destaca como a melhor opção de escoamento de longa distância para as commodities agrícolas, minerais e produtos unitizados (cargas diversas).


Presidente Dilma no Tocantins


Na quinta-feira, 22, a presidenta da República, Dilma Rousseff, estará na cidade de Porto Nacional – TO para inaugurar o trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis com extensão de 855 km.


A Ferrovia

A ferrovia Norte-Sul começou a ser construída há 25 anos e o seu projeto prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Entre Açailândia, no Maranhão, e Palmas os vagões já circulam há dois anos. Após a conclusão da ferrovia entre a capital de Tocantins e Anápolis, será priorizado o trecho até Estrela D’Oeste, em São Paulo.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Uma trajetória de vitórias: Das pistas à gestão pública

14 de março de 2026 - 07:57

ACIG participa de reunião ordinária da FACIET em Palmas para discutir projetos estratégicos para o associativismo no Tocantins

13 de março de 2026 - 18:56

Iluminação na BR-242 reforça segurança de pedestres, motociclistas e ciclistas na saída Leste de Gurupi

12 de março de 2026 - 21:50

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Júri de Gurupi condena homem a mais de 45 anos de prisão por morte de sogra e tentativa de feminicídio da ex

12 de março de 2026 - 10:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.