Segundo a senadora Kátia Abreu, em audiência com ministro dos Transportes, nesta terça-feira, 04, ficou definida a manutenção do traçado atual da rodovia e a construção do anel viário. “Precisamos construir o anel viário e duplicar a BR-153 o mais rápido possível”, enfatizou a senadora.
Em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação de Agricultura e Pecuária de Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, conseguiu a garantia de duplicação de trecho da BR -153, conhecida como Belém-Brasília, que passará dentro da cidade de Gurupi, além da construção de um anel viário que irá manter o traçado atual da rodovia, proposta defendida pela senadora.
As duas obras, segundo assegurou o ministro à senadora, serão incluídas no edital de concessão deste trecho da rodovia. Um dos objetivos da construção do anel viário é manter o traçado atual da rodovia, sem precisar desviá-la. “O ministro César Borges e sua equipe foram super abertos ao ouvir nossos argumentos e a presidente Dilma Rousseff teve grande sensibilidade com esta questão”, destacou a senadora. Com a duplicação, afirmou Kátia Abreu, o próximo passo é buscar o interesse da iniciativa privada para participar do edital. “Precisamos construir o anel viário e duplicar a BR-153 o mais rápido possível”, enfatizou.
A BR-153 liga o Norte ao Sul do país e é considerada uma rota fundamental para o setor agropecuário. No caso de Tocantins, o trecho em Gurupi irá integrar a BR 153 a BR 242 (que cruza com a BR 153 nos municípios de Gurupi e Cariri do Tocantins), e a Ferrovia Norte-Sul, cuja conclusão tem sido defendida pela senadora Kátia Abreu. O objetivo é interligar os modais rodoviário e ferroviário, para desafogar o fluxo de caminhões na cidade e nas rodovias próximas, passando a utilizar mais o modal ferroviário no transporte de cargas pesadas, incluindo a safra de grãos no estado.