Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Peixe não garante, com antecedência, a temporada da Ecopraia da Tartaruga. A temporada de praia é considerada como oportunidade de renda para a população e de lazer para a região sul. “A pessoa que venceu a licitação desistiu e já mandou até um documento para a Prefeitura informando que não vai tocar a praia”, informou Gutemberg Souza da Silva, conhecido como Gugu, ao Portal Atitude.
por Wesley Silas
Nos últimos meses de junho dos últimos anos, a aflição tem tomado de conta dos barraqueiros, barqueiros e moradores de Peixe que aproveitam a temporada de praias para ter o maior lucro e sobreviverem por alguns meses.
No ano de 2014, por exemplo, em menos de duas semanas para começar a temporada não existia nenhuma estrutura para receber os turistas e no ano de 2015, faltando menos de um mês para iniciar temporada, não havia nenhuma certeza.
Para a temporada de 2016, a prefeitura chegou a promover uma licitação; mas, compareceu apenas uma empresa interessada e desistiu montar a estrutura na praia. “A pessoa que venceu a licitação desistiu e já mandou até um documento para a Prefeitura informando que não vai tocar a praia”, disse Gutemberg Souza da Silva, conhecido como Gugu.
Diante a incerteza, a Associação do Barraqueiros de Peixe está, mais uma vez, disposta a assumir a temporada.
“Estamos montando um bloco para ver se a prefeita mantém o que ela garantiu na licitação para o pessoal de fora e, não deixarmos a praia acabar. De antemão, eu posso falar que nós barraqueiros vamos buscar recursos e vamos dar entrada com a documentação para montar uma estrutura. Não vai ficar sem estrutura”, disse Gugu.
Para isso, a associação terá que buscar autorização ambiental junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e liberação da energia elétrica.
“A licença ambiental que foi tirada pela Prefeitura no Naturatins e vamos na quarta-feira para fazer o pedido no SPU e apresentar o projeto elétrico. Vamos entrar com o processo da energia amanhã”, disse.
A reportagem do Portal Atitude entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e com a representante da empresa vencedora da licitação da praia. Os dois se comprometeram em encaminhar informações ainda nesta terça-feira.
Sobre a Praia
Dentre as cinco praias de maior fluxo turístico no rio Tocantins, a praia da Tartaruga, em Peixe, a 350 km de Palmas, capital do Estado, historicamente sempre foi considerada a de melhor estrutura e de águas mais limpas e transparente.
Praia da Tartaruga, com 225mil metros quadrados, fica numa ilha que se forma quando as águas do Rio Tocantins baixam e surge, com ajuda da natureza e do homem, um complexo turístico e de lazer a céu aberto. A praia tem esse nome devido a grande concentração de quelônios, na época da desova, que começa em meados de setembro