Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Whatsapp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Cidades » Monumentos sem identidades criados pelo ex-prefeito Tadeu Gonçalves se tornam material de campanha de dois candidatos a prefeito de Gurupi
Cidades

Monumentos sem identidades criados pelo ex-prefeito Tadeu Gonçalves se tornam material de campanha de dois candidatos a prefeito de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de abril de 2024 - 07:413 minutos de leitura
Whatsapp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Monumentos são estruturas físicas construídas para homenagear pessoas, eventos importantes, ou para marcar um local de importância histórica, cultural ou artística. Em Gurupi o médico e ex-prefeito Tadeu Gonçalves administrou Gurupi de maio de 1997 até 31 de dezembro de 2000 e teve como marca de gestão um monumento no trevo sul de Gurupi retirado na gestão do ex-prefeito João Cruz, reconstrução do Centro Cultural Mauro Cunha e do Parque Mutuca, onde encontra, próximo a Rodoviária os dois monumentos em que cada qual cidadão usa o imaginário para criar próprio nome como as mãos em que os apedeuta já chamaram símbolo da paz, assim como uma árvore em concreto com pássaros da fauna tocantinense.

Monumento-da-arvore-no-Mutuca-1024x768 Monumentos sem identidades criados pelo ex-prefeito Tadeu Gonçalves se tornam material de campanha de dois candidatos a prefeito de Gurupi
A preservação dos monumentos históricos é de extrema importância para manter viva a memória e a cultura de um povo.

Contudo, segundo e ex-prefeito Tadeu, monumento das mãos com Pau Brasil entre as mãos, trata-se de uma homenagem aos 500 anos do Brasil, pois refere-se à comemoração do quinto centenário do descobrimento do país, que ocorreu em 2000. Nesse contexto, assim como em Gurupi, diversas atividades culturais, artísticas e históricas foram realizadas para celebrar essa data importante. Este monumento, desenhado pela arquiteta Rosa Tieko Hayashi, já foi chamado equivocadamente de Monumento à Natureza até mesmo em uma decisão judicial após um acordo firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a empresa JBS Couros S/A em Gurupi no ano de 2017 no valor de R$ 30 mil, parte para sua restauração, a título de dano moral e ambiental no antigo curtume, hoje fechado no Parque Agroindustrial.

Monumento-das-Maos-no-Mutuca-1024x768 Monumentos sem identidades criados pelo ex-prefeito Tadeu Gonçalves se tornam material de campanha de dois candidatos a prefeito de Gurupi
Para preservar os monumentos históricos, é necessário realizar ações de conservação, restauração e manutenção periódica. Além disso, é importante conscientizar a população sobre a importância desses monumentos e incentivar o turismo cultural como forma de valorização e preservação.

A biodiversidade no Tocantins é muito rica devido à sua localização geográfica privilegiada, que abrange diversos biomas como o Cerrado, Amazônia e Pantanal. O estado possui uma grande variedade de espécies de fauna e flora, contribuindo para a manutenção da biodiversidade no Brasil. Para valorizar e conscientizar quem passa na rodoviária e os moradores de Gurupi, o ex-prefeito Tadeu Gonçalves criou o momento em concreto de uma árvore com vários pássaros/garças do bioma tocantinenses, rendendo uma homenagem à natureza.

Uma cidade com duas universidades, um Instituto Federal e várias faculdades vale a pena a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal atuar melhor na preservação destes monumentos e assim as famílias e turistas possam apreciarem a beleza e saber o significado por trás dessas estruturas históricas.

Compartilhar. Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Local na rede Internet

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Comerciantes do mercado municipal e empresários do PAIG recebem documentos de regularização

13 de junho de 2025 - 09:56

No dia dos namorados, Instituto Gratidão Tocantins realiza sonho de 100 casais na 3ª edição do Casamento Comunitário em Gurupi

12 de junho de 2025 - 18:34

Por recomendação do MPTO, Câmara de Palmas promove ampla discussão sobre o combate à insegurança alimentar

12 de junho de 2025 - 18:04

Enem 2025: Tocantins já registrou 42 mil inscritos

12 de junho de 2025 - 16:57

Gurupi realiza Audiência Pública para debater acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência

12 de junho de 2025 - 16:44

Gurupi divulga programação do Arraiá da Amizade 2025 e reforça presença no turismo nacional

11 de junho de 2025 - 16:43
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2025 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.