“Já tem 23 anos que eu moro aqui no setor e este ponto aqui não tem um ano que foi colocado e se tivesse mais duas peças era bom, mas só uma desta aqui não resolve nada. Acho que eles fizeram só para mim porque seu sou pequeno”, disse João Soares de Souza, morador do setor Jardim dos Buritis que reclamou também sobre as obras em ano de eleição. Veja o que a prefeitura respondeu sobre a demanda do cidadão.
por Wesley Silas
Não é apenas a qualidade dos ônibus que deixa os usuários de transportes públicos estressados; mas, a falta de espaço adequado, de comunicação e de cobertura também são necessidades não atendidas que poderiam oferecem proteção, seja da água ou do sol, e atender, principalmente, as pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, deficientes, gestantes, obesos e para pessoas surdas e mudas que se comunicam em libras, atendendo o direito de ir e vir do cidadão.
A acessibilidade urbana é um desafio para o gestor público municipal, não só nas calçadas, mas também no transporte público e uma imagem de um ponto de ônibus localizado na Rua 53 do setor Jardim dos Buritis, que chamou atenção nas redes sociais durante esta semana, retratou uma situação que, dentre outros problemas, afastam as pessoas do transporte coletivo urbano em Gurupi, considerada como uma cidade universitária.
“Já tem 23 anos que eu moro aqui no setor e este ponto aqui não tem um ano que foi colocado e se tivesse mais duas peças era bom, mas só uma desta aqui não resolve nada. Acho que eles fizeram só para mim porque seu sou pequeno, moro perto deste ponto e quando eu venho pegar o ônibus só cabe eu”, disse João Soares de Souza, sobre o ponto que só acomoda uma pessoa. A situação piora em outros vários pontos da cidade, pois existe apenas um pau fincado sinalizando a parada de ônibus.
O que diz a prefeitura:
De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Gerson Oliveira, a Prefeitura está concluindo uma licitação para construção de novos pontos de ônibus.
“Tem uma licitação em andamento que contempla pontos de ônibus e acessibilidade”, disse.
Obras em ano de eleição
João de Souza também aproveitou para reclamar sobre obras, como asfalto e creches que, segundo ele, são priorizadas nos anos de eleição.
“Eu já foi presidente deste setor e já fiz não sei quantas reivindicações e nunca me atenderam em nenhuma. Antes de fazer aquela creche que hoje está funcionando eu tinha feito, no mínimo, uns 10 pedidos e agora quando é na época de política eles vem e nem fala no nome da gente. É um meio mundo de pedido que eu fiz quando fui presidente deste setor aqui e nunca fui atendido e eles só fazem em ano que tem eleição. Eu fui atendido quando estavam matando muita gente no Chapéu de Palha e eu fiz um ofício e levei para o Ministério Público e ele me atendeu muito bem e eliminou lá, graças a Deus”, disse o morador que já foi presidente da Associação do Bairro por três vezes durante as gestões dos ex-prefeito Tadeu Gonçalves, João Cruz (in memorian) e Alexandre Abdalla.
O que diz a prefeitura:
O Portal Atitude ouvir o Secretário de Administração, Gutierres Torquato, que falou sobre os questionamento do morador do setor Jardim dos Buritis.
Gestão deve haver planejamento. É isso que tem acontecido na gestão do Prefeito Laurez. Vários recursos dependiam de liberação de recursos do Governo Federal e foram liberados para pavimentações com ordens de serviços assinadas pelo Prefeito Laurez. Cito inúmeros que foram iniciados na gestão como Vila Independencia e setor Cruzeiro e vários setores serão contemplados como Jardim Medeiros, Vila Nova, Waldir Lins, Nova Fronteira, dentre outros. Com recurso próprio será pavimentada todo o Jardim Tocantins. Essas pavimentações aconteceram depois que organizamos financeiramente o município e agora nos permite realizar uma série de investimentos como, por exemplo, após a recuperação da malha viária dar início às sinalizações horizontais e verticais”, justificou Torquato.