Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Nota do Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus sobre transmissão comunitária e primeira morte por Covid-19 em Gurupi
Cidades

Nota do Comitê Gestor de Prevenção ao coronavírus sobre transmissão comunitária e primeira morte por Covid-19 em Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins10 de maio de 2020 - 10:262 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

No dia 20 de março de 2020, o Ministério da Saúde declarou o reconhecimento de transmissão comunitária pelo novo Coronavírus (COVID-19) em todo o território nacional, porém, é fato pela densidade demográfica e fatores geográficos que nem todas as regiões do país apresentem o mesmo nível de transmissão.

Segundo o Dr. Antonio Takachi Nakano Junior, infectologista do município, devido a fatores característicos regionais o município de Gurupi transcorria desde o começo dos casos com apresentações epidemiológicas de transmissão local que se caracteriza pelos casos associados a viagens para outros municípios, caminhoneiros, pessoas em trânsito ou pessoas que tiveram contato com estes viajantes.

Porém neste dia 09 de maio de 2020 obtivemos resultados positivos por transmissão comunitária que pode ser definido como ocorrência de casos autóctones sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado, em área definida, ou se for identificado um resultado laboratorial positivo sem relação com outros casos ou a transmissão se mantiver por 5 ou mais cadeias de transmissão, ou seja, em pacientes que não puderam ser rastreados viagens, contato com pessoas viajantes ou contato com pessoas confirmadas, caracterizando assim a transmissão comunitária no município pelo COVID-19.

Neste mesmo dia também tivemos o primeiro óbito registrado de morador de Gurupi por COVID-19; o paciente era um homem de 56 anos, caminhoneiro, hipertenso e ex-fumante, que voltara de viagem apresentando sintomas moderados característicos da doença e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA no dia 04 de maio de 2020 pela manhã sendo estabilizado e encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi onde veio a óbito hoje.

Estes dois marcos importantes para o controle do COVID-19 no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.

Coronavírus (Covid-19) Gurupi.
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Nota de Pesar: Prefeitura de Cariri do Tocantins decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito José Gomes, conhecido como Zé da Máquina

12 de março de 2026 - 14:51

Ex-prefeito de Cariri do Tocantins morre em acidente na BR-153, próximo a Alvorada

12 de março de 2026 - 11:55

Júri de Gurupi condena homem a mais de 45 anos de prisão por morte de sogra e tentativa de feminicídio da ex

12 de março de 2026 - 10:21

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.