O presidente da SPI Confinamento, Tarciso Goiabeira, procurou o Portal Atitude para esclarecer as dúvidas da comunidade de Gurupi sobre uma Nota Técnica da Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura que sugere que a empresa seja responsável por um forte odor que se disseminou pela cidade. Ele destacou a localização de cinco confinamentos nas proximidades de Gurupi, alguns mais próximos do que o SPI, que fica a 16 km da cidade. “O laudo foi produzido sem equipamento adequado para quantificar as emissões apontadas”, justificou Goiabeira.
Por Wesley Silas
A SPI informou que a Biotec, contratada pelo confinamento, utiliza o aditivo biológico Embiotic Line com lactobacilos plantarum no processo de compostagem para acelerar a decomposição dos resíduos orgânicos gerados nos currais. Goiabeira também assegurou que várias das adequações solicitadas na Nota Técnica (leia abaixo) já são práticas comuns no SPI Confinamento, como a drenagem para captação de efluentes e águas pluviais. Ele recebeu a visita da Diretoria do Meio Ambiente e da Promotoria de Justiça com tranquilidade, já que o confinamento, segundo ele, atende a todos os requisitos ambientais.
“Nós possuímos todas as licenças operacionais necessárias e realizamos os procedimentos recomendáveis. Todos os dejetos animais são tratados e transformados em adubo orgânico. Atualmente, o confinamento é autossuficiente em adubo e energia, produzindo a própria energia e adubo orgânico. Realizamos a compostagem agregando moléculas que capturam o gás carbônico, otimizando o resíduo como fertilizante. Já implementamos a maioria dos requisitos solicitados pela prefeitura”, afirmou Tarciso.
Ele também informou que encomendou um “sistema de monitoramento meteorológico equipado com sensores de velocidade e direção do vento, além de Datalogger, disponibilizado em tempo real para o órgão licenciador municipal”, conforme recomendado na nota técnica.
Especialistas do Sistema de Produção Integrada (SPI) explicaram à reportagem que o processo de compostagem ocorre em três etapas: coleta de material orgânico, ajuste da umidade entre 40% e 50%, seguido da inoculação com microrganismos do aditivo biológico Embiotic Line. De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Supervisor de Produção da Biotec, “o gás carbônico retido durante a compostagem participa das reações químicas de decomposição do material orgânico”.
Confira a íntegra da entrevista:
Confira as recomendações feita pelas equipes do Licenciamento Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi/TO, juntamente com a equipe técnica do NATURATINS em cumprimento a pedido da 7º Promotoria de Justiça da Comarca de Gurupi para adequações Operacionais da Nota Técnica com prazo de 30 dias para cumprimento:
- Implantar o sistema de drenagem superficial para captação dos efluentes e águas pluviais gerados nos piquetes;
- Relatório fotográfico da limpeza dos resíduos dos piquetes (As fotos com coordenadas geográficas, data e hora)
- Apresentar projeto específico para tratamento de efluentes líquidos para evitar percolação de esgoto bruto no solo.
- Apresentar os Procedimento Operacional Padrão (POP) das atividades executadas da propriedade;
- Apresentar projeto de contenção/mitigação da poluição atmosférica;
- Apresentar plano de auto monitoramento ambiental trimestralmente contemplando a gestão de resíduos e efluentes (sólidos, líquidos e gasosos). Todavia o primeiro plano deve ser apresentado em 30 dias após o recebimento da nota técnica;
- Implantar Poços Piezométricos abaixo das lagoas e apresentar monitoramento;
- Apresentar os resultados das análises dos poços piezométricos, obedecendo as normativas da CONAMA 420/2009 de monitoramento de águas subterrâneas;
- Implantar sistema de monitoramento Meteorológico equipado com sensores de velocidade e direção dos ventos em superfície além de Datalogger e disponibilidade para o órgão licenciador municipal em tempo real;
- Realizar a adequação do posto de abastecimento, conforme CONAMA nº 273/2000 contemplando piso de abastecimento e dispositivos coletores de resíduos líquidos;
- Apresentar Autorização de Exploração Florestal (AEF) dos últimos 05 anos da propriedade rural;
- Apresentar as Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de execução e monitoramento dos técnicos responsáveis pela fabricação da ração; Gestão de manejo de resíduos e do médico veterinário;
- Apresentar plano de controle ambiental de pragas e vetores.
- Apresentar novo projeto ambiental atualizado e consolidado considerando todas as ampliações realizadas no empreendimento, bem como as adequações determinadas neste relatório de monitoramento. Foi verificado durante a vistoria, um quantitativo maior de piquetes e lagoas, do que o descrito no licenciamento da atividade, e verificamos que foi realizada a ampliação em área e capacidade instalada sem a devida autorização do órgão ambiental.