Sem médico perito desde o mês de maio de 2017 na agência do INSS de Gurupi, as pessoas que necessitam realizar perícia médica são obrigadas a deslocarem para Palmas ou Porangatu (GO). “Não temos previsão de retorno”, informou a assessoria do órgão, mesmo depois de ter extrapolado uma decisão judicial obrigando o retorno das perícias.
por Wesley Silas
As reclamações de usuários do INSS de Gurupi por falta de médicos peritos acontecem todos os dias. Segundo apurou o Portal Atitude com um funcionário do órgão, das 12 agências existentes no Tocantins, somente 04 possuem peritos e há 10 anos o Ministério da Previdência não faz concurso e não autoriza a contratação de médicos peritos. No caso de Gurupi os pacientes continuam, desde maio deste ano, obrigados se deslocarem para Palmas ou Porangatu (GO), independente da situação de saúde.
“Minha esposa teve problemas de meningite e ela teve que fazer a perícia em Palmas porque não tinha médico em Gurupi”, disse o autônomo Jurandir Francisco.
Em setembro deste ano a Justiça chegou a dá um prazo para o INSS de Gurupi retornasse as perícias no prazo de 45 dias e estipulou multa de R$ 1 mil por dia ou por pessoa sem atendimento.
“Para ter acesso a uma perícia, está demorando em média seis meses ou mais e ela fica naquele período doente, muitas vezes sem poder trabalhar e sem receber o benefício. Então, ela fica privada das condições mínimasde sobrevivência”, relatou na época o procurador da República, Marcelo da Silva.
Mesmo com uma Ação Civil Pública e decisão judicial obrigando a contratação de perito, a assessoria de comunicação do órgão relatou ao Portal Atitude que “a médica de Gurupi continua afastada por problemas de saúde e não temos previsão de retorno”.
Informou ainda que no mês de novembro foi convocada uma outra médica, vinda de outro estado, mas apenas para atender os segurados que já tinham agendamento marcado e não puderam ser atendidos por causa do afastamento da primeira médica.
“A APS Gurupi não está realizando agendamento para perícia médica, até o retorno da médica afastada por motivo de saúde, ou até que consigamos convocar um outro médico”, informou.
“Os segurados que necessitam de perícia médica, têm que agendar atendimento para outras agências onde há perito médico. Nossos canais de atendimento são 135 e www.inss.gov.br”, aconselhou.