Depois de levarmos a preocupação de moradores do aumento mosquito aedes aegypti em aparelhos climatizadores e umidificadores de ar e do caso de piscina abandonada. Desta vez o alerta vai para a quantidade de veículos abandonados nas ruas de Gurupi, principalmente em frente a Casa de Prisão Provisória de Gurupi e Delegacia Central de Flagrantes.
Enquanto alguns centros urbanos do Brasil registram crescimentos e mortes decorrente a casos de febre amarela transmitida pelo Aedes Aegypti; dados da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi aponta que somente neste ano já foram registradas 10 notificações de dengue e um de zika e de janeiro a agosto de 2016 foram notificados 695 casos de dengue e confirmados 56 laboratorial e 131 confirmados por critério clínico-epidemiológico.
Apesar dos números ainda não serem tão assustadores em Gurupi, como diz o dito popular, prevenir é melhor do que remediar. Neste caso, o que chama atenção são os diversos veículos abandonados pelas ruas da cidade.
Um dos locais que chama atenção fica em frente a CPP, onde possui cerca de 30 veículos apreendidos pela Polícia, que há anos encontram-se abandonados e na época de chuva acumulam água. No interior e nas carrocerias destes veículos é fácil constatar a existência de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor Dengue, Zica, chikungunya e agora da febre amarela nos centros urbanos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi feito tratamento químico no local.
Segundo a Prefeitura de Gurupi, os casos de denúncias sobre situações de criadores de mosquitos nas vizinhanças o cidadão poderá ligar no telefone 3315-3004.