Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 2 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Educação»Cultura»Exposição de gravuras de cordel no Centro Cultural de Gurupi
Cultura

Exposição de gravuras de cordel no Centro Cultural de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de agosto de 2014 - 19:382 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi,  acontece no sábado (30), a aberturada 1ª Exposição de gravuras de cordel, produzidas pelo poeta e cordelista J. Ribamar dos Santos, no  salão de eventos do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das  16h30min. A exposição ficará aberta à visitação pública até o dia 30 de setembro, em horário comercial.

O artista informou que a parte ilustrativa da literatura de cordel é o principal objetivo dessa exposição, que assimila a arte em xilogravura feito por meio  de  ilustrações feita na técnica de bico de pena.Cordel 2

J. Rbarmar dos Santos explica que diferentemente da forma tradicional de produção da xilogravura,  o seu trabalho é feito a partir  da técnica de bico de pena, garantido que trata-se de uma modalidade bem recente dessa  arte, porém, idêntica à xilogravura.

Perfil do autor 

J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. (Foto: Zacarias Martins).
J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. (Foto: Zacarias Martins).

Tocantinense de Dueré, J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 01. Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi”. Também participou do Anuário nas edições de 1999, 2000 e 2004. Seu primeiro livro individual “A Rosa de Ouro & Outros Poemas” , foi publicado em 2003. Nesse mesmo ano integrou as antologias “Anuário de Escritores”, “Talentos de um novo tempo” e “Diário do Escritor”. Participou, ainda, das antologias literárias “Palavras de Amor” e “Prêmio Anchieta de Poesia”, ambas em 2000. Já em 2001, participou da antologia “E por falar em amor…”. Em 2002, foi alvo de substanciosa matéria publicada na revista ” Almanaque Cultural do Tocantins”, órgão de divulgação da Fundação Cultural do Tocantins. Em 2004, teve trabalhos publicados na antologia “Além das Palavras” e publicou o seu segundo livro individual de poemas, intitulado “Alma de Penas”.

Cordel 1Em 2006 marcou presença na antologia ” Amar é tão bom” e conquistou menção honrosa no IX Prêmio Missões, do Rio Grande do Sul, tendo participado de uma antologia reunindo os trabalhos que mais se destacaram nesse prêmio. Em 2007, Com o poema “Soneto da ilusão”, participou da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 31, lançada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro. (Zacarias Martins/Secom)

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Amélio Cayres participa da tradicional Festa do Peixe em São Sebastião do Tocantins

23 de maio de 2026 - 17:54

Legado de Anna Nery: pioneira da enfermagem brasileira inspira novas homenagens e projetos institucionais

21 de maio de 2026 - 04:40

Projeto Viola de Buriti do Jalapão mantém viva a memória do mestre Maurício Ribeiro e fortalece a cultura tradicional jalapoeira

20 de maio de 2026 - 22:30

Comunidade Tapirapé homenageia procurador da Funai, Lusmar Soares, por atuação em demarcação de terra indígena em Mato Grosso

17 de maio de 2026 - 11:36

Canto Quebrado, livro de contos de Ronaldo Teixeira, inicia pré-venda por editora de SP

16 de maio de 2026 - 08:58

Evento de capoeira ‘Aqui é Minha Casa’ acontece nesta semana na Capital com apoio da Prefeitura de Palmas

13 de maio de 2026 - 20:37
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.