da redação
O ranking considera o desempenho das equipes em competições nacionais nos últimos cinco anos. Os pesos são atribuídos e convertidos em pontuação, com os pontos da temporada mais recente multiplicado por cinco, e da mais antiga, multiplicado por um.
O Tocantinópolis saiu da 146ª posição diretamente para 76ª posição após um ano de resultados históricos. A equipe chega aos 1.069 pontos após eliminar Náutico e Cascavel, na Copa do Brasil, e cair na terceira fase para o Athletico. Na Série D, a equipe passou da fase de grupos pela primeira vez, alcançando as quartas de finais, quando foi eliminado para o São Bernardo-SP.
Considerando somente as equipes da região Norte, o Tocantinópolis assume a quinta posição, atrás de Remo, Paysandu, Manaus e São Raimundo-RR, respectivamente. O Palmas fica na 11ª, Interporto na 30ª e Sparta na 36ª posição.
Por conta da boa temporada do Tocantinópolis, o Tocantins ultrapassou Roraima no ranking das Federações e passa a ter duas vagas na Série D de 2023. O Interporto, vice-campeão do Tocantinense 2022, será a equipe que disputará a competição nacional junto do TEC.