Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 25 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Atraso no plantio da soja já impacta preços das forrageiras
Agronegócio

Atraso no plantio da soja já impacta preços das forrageiras

Movimento incentiva o uso de cultivares mais produtivas e eficientes para cobertura de solo e adubação verde, estima Alex Wolf, CEO da Wolf Sementes, um dos principais players do mercado
Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de outubro de 2023 - 09:282 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O excesso de chuva nos estados do Sul e a demora para elas chegarem firmes no Cerrado têm causado atraso na semeadura da safra de verão da soja. A situação já causa alta no preço de sementes de forrageiras. Isso acontece devido ao aquecimento na demanda diante da possibilidade de muitos agricultores optarem pelo plantio destas culturas de cobertura na época de fim das chuvas de forma a evitar riscos do milho tardio na safrinha.

Nesta mesma época em 2021 o plantio da soja já alcançava 36,8% das lavouras, segundo o boletim semanal da Conab. Já no documento divulgado ontem (23) a semeadura atingia apenas 28,4% das áreas previstas para a cultura. Com o atraso na safra da soja, as lavouras de milho safrinha, que são semeadas imediatamente na sequência, fogem de sua janela ideal e correm riscos de escassez hídrica durante seu desenvolvimento.

“Já notamos alta no preço de sementes de brachiaria Ruziziensis, que quase dobrou nos últimos meses. Embora o plantio comece apenas em janeiro, os distribuidores e grandes produtores de grãos já começam a se movimentar”, afirma o CEO da Wolf Sementes, Alex Wolf.

Ele avalia, entretanto, que a alta nos preços de cultivares convencionais deixa mais atrativo o uso de produtos mais modernos e eficientes. Este é o caso do mix de sementes com 50% de Brachiaria híbrida Mavuno e 50% da tradicional Ruziziensis. “Mavuno exige um investimento um pouco maior mas também produz 170% mais forragem do que a Ruziziensis, além de vantagens importantes para a agricultura como aumento da capacidade de retenção da água no solo devido seu sistema radicular mais robusto”, explica Wolf. “Com o aumento de preço das Ruziziensis, por exemplo, a opção por Mavuno fica ainda mais vantajosa para o agricultor”, calcula o executivo.

Cerrado Soja
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Cariri cancela uso de recursos públicos na Agrosoja 2026 após parecer jurídico

22 de junho de 2026 - 21:20

Gestão estadual desburocratiza serviços e Tocantins registra 16,6 mil novas empresas em 2026

16 de junho de 2026 - 18:36

EmpreendeJor: Dossiê multimídia analisa desafios e oportunidades laborais na capital

16 de junho de 2026 - 17:08

ACIG projeta reaquecimento do comércio de Gurupi para o Dia dos Namorados

12 de junho de 2026 - 17:18

Dorinha celebra avanço da renegociação de dívidas rurais e destaca alívio histórico para produtores do Tocantins

11 de junho de 2026 - 16:26

Ibama libera instalação de linhão de R$ 18 bilhões e viabiliza parques solares em Gurupi

9 de junho de 2026 - 18:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.