A 4ª Conferência Estadual de Cultura, que iria ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, acontecerá em nova data. A Conferência tem previsão para ocorrer no mês de outubro, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.
O adiamento, tem o objetivo de atender uma solicitação dos delegados participantes, que afirmam estar com dificuldades para participar da ação, uma vez que seus municípios ainda não confirmaram o custeio das despesas de translado até a capital. Outro fator que contribuiu para a alteração do cronograma foi o fato da alocação de recursos para custear as despesas ter ocorrido somente em 20 de agosto.
Segundo o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino, o processo para a construção do plano foi iniciado em 2010 e encerrado no primeiro semestre de 2015 buscando atender as demandas de todas as localidades do Estado. “Foram realizados diversos fóruns regionais com o objetivo de diagnosticar as especificidades de cada região para que ela se sentisse contemplada pelo Plano, e muitos municípios realizaram suas próprias conferências e encaminharam suas contribuições”, explicou. A conferência é aberta ao público e tem como objetivo aprovar a minuta de projeto de lei sobre o Plano Estadual de Cultura.
A minuta do Plano Estadual de Cultura ficou disponível para consulta pública em ambiente virtual por dois meses, para que todos os cidadãos tocantinenses pudessem contribuir com o Plano que terá a vigência de 10 anos e é considerado um dos principais componentes para a implantação do Sistema Estadual de Cultura.
Caravana da Cultura
A Caravana da Cultura, comandada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que chegaria ao Tocantins no dia 27 de agosto, também terá nova data para acontecer, isso mediante a alterações na agenda do ministro. A remarcação deverá ser informada em breve pelo Ministério da Cultura.