O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu nesta terça-feira, 20, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), por meio do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), levantamento de dados relacionados ao turismo nas principais praias do estado. Os levantamentos dados foram realizados pelo Cetur, em parceria com o Governo do Estado.
Wladimir Machado
A pesquisa foi realizada no mês de julho e contemplou os municípios de Palmas, Araguacema, Miracema e Peixe. Ao todo, foram entrevistadas mais de 600 pessoas, onde foram levantadas informações a respeito de perfil socioeconômico dos turistas, período de estadia, meio de transporte, infraestrutura e possível novo destino.
Para o presidente da Adetuc, os dados são de fundamental importância para melhoria da gestão do turismo e contribuem para traçar ações estratégicas a fim de fomentar a cadeia do turismo do Tocantins.
Resultado
De acordo com os dados levantados, foi observado que a maior parte dos turistas entrevistados é do gênero feminino, casados, com idades variando de 31 a 40 anos.
A maioria dos entrevistados viajou a lazer e disseram já conhecerem as praias que estavam visitando. Ao ser questionado, o maior porcentual disse que pretendiam dormir na localidade, desses, 37% preferiram acampar na praia, 29% se hospedaram na casa de amigos/familiares e 27% optaram por se hospedar em hotéis/pousadas, ficando em média de dois a cinco dias hospedados. Em relação ao transporte utilizado, 84% dos entrevistados utilizaram seus próprios veículos.
Quando indagados sobre suas expectativas com relação à praia, a maioria respondeu de forma positiva, 48% disseram terem sidos atendidos plenamente. Porém, algumas pessoas pontuaram aspectos que deveriam ser melhorados, como por exemplo: o valor cobrado em travessias, alimentação, a falta de policiamento e corpo de bombeiros, a qualidade do atendimento e informações turísticas.
O gasto médio diário per capita na localidade obteve um empate de 27% entre as opções de R$ 50 a R$ 100 e R$ 100 a R$ 150, que somados chegam a 54%. Sobre os próximos destinos no Tocantins, os entrevistados mostraram interesse em visitar Jalapão (54,8%), seguido da Ilha do Bananal (11,2%) e Serras e Lagos (10,8%).