Por Redação
Tocantins – A Rumo, maior operadora de logística ferroviária do país, e a CHS – maior cooperativa de propriedade de agricultores, pecuaristas e cooperativas americanas, diversificada em energia, grãos e alimentos -, inauguram nesta terça-feira (10/09) o terminal rodoferroviário de grãos de Alvorada (TO). Com capacidade para 1,5 milhão de toneladas, empreendimento tem vocação multimodal de armazenagem e transbordo de grãos e coloca Tocantins na rota de exportação do país.
Terminal multimodal permitirá conexões com os portos brasileiros e a Ferrovia Norte-Sul
O terminal, foi instalado em uma área de aproximadamente 70 hectares, irá transformar o atual armazém de transbordo rodoviário, aumentando significativamente sua capacidade de armazenamento de grãos. A parceria permitirá a construção de uma pera e tulha ferroviária, possibilitando a conexão com a Malha Central (Ferrovia Norte-Sul), que acaba de ser concluída pela concessionária.
Essa ligação ferroviária torna Alvorada um ponto estratégico para o transporte de cargas com destino aos portos brasileiros. Inicialmente voltado para o transporte de soja e milho, o terminal será operado em conjunto pela Rumo e CHS, seguindo o conceito dos demais terminais da Malha Central, que funcionam em regime de pool e bandeira branca. Dessa forma, todos os clientes farão estoque único, misturando e depositando seus produtos de acordo com as classificações de qualidade prévias.
Projeto de biorrefino e infraestrutura visa fortalecer logística do agronegócio
A expectativa é que a infraestrutura do terminal possa movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, com destino ao Porto de Santos (SP), após a realização das obras de ampliação e adequação planejadas. A previsão é que o terminal comece a operar no segundo trimestre de 2024, gerando cerca de 150 empregos diretos durante as fases de construção e aproximadamente 65 profissionais para a operação contínua.
O projeto representa um importante avanço no desenvolvimento logístico do país e tem como objetivo proporcionar maior eficiência no transporte de cargas, gerando maior competitividade para os produtores locais e fomentando o crescimento da produção agrícola na região.
Com informações da jornalistaAndriely Medeiros