“Com o filme O jovem Marx temos uma obra indispensável para os iniciantes no estudo do pensamento marxiano; daí ser recomendável para todas as pessoas, especialmente estudantes universitários e para todos aqueles interessados em entender melhor o mundo que vivemos hoje pautado na lógica do mercado”, João Nunes.
João Nunes da Silva
Doutor em comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor da UFT Campus de Miracema-TO.Trabalha com projetos em cinema e educação
O filme O jovem Marx, dirigido por Raoul Peck, lançado em março do corrente ano, trata da história de dois amigos, Karl Marx e Friedrich Engels que se unem na luta operária contra a exploração capitalista que se desenvolvia na Europa do século XIX.
Embora o título destaque Marx como o centro é possível perceber dois importantes personagens na vida desse jovem que revolucionaria as ciências a política e o mundo com suas idéias; trata-se de Jenny (a esposa de Marx) e Engels, um jovem filho de industrial que se mostra revoltado com a exploração sofrida pelos trabalhadores.
Jenny tem participação decisiva na vida e na obra daquele que revelou a verdadeira face do sistema capitalista; o tema da propriedade, os embates com os jovens hegelianos, especialmente com Bruno Bauer e com o Proudhon, a construção da obra O Manifesto comunista, a luta contra a repressão, entre outros momentos, contam com a presença marcante da jovem esposa de Marx.
Para quem não leu ainda nenhuma obra de Marx, o filme é fundamental nesse caso, pois, oferece a oportunidade para conhecer os aspectos centrais da obra marxiana.
Ambientado na Europa do século XIX, o filme foca nos principais momentos da vida de Marx a partir dos conflitos que marcaram o desenvolvimento da industrialização. Nesse contexto a trajetória de Marx como estudante de Hegel acompanha os conflitos entre capitalistas e trabalhadores.
A partir de uma denúncia sobre um furto de madeiras, Marx, como redator do jornal Gazeta Renana, na Alemanha, é imbuído de verificar a situação e a partir de então fazer um editorial sobre o assunto; com isso nasce em Marx o desejo de estudar de maneira efetiva a questão da propriedade e suas implicações na sociedade.
São pontos fundamentais tratados no filme O jovem Marx, alem desse citado, a questão da classe trabalhadora, os conceitos de mais-valia, força de trabalho, relações de produção e mercadoria e, principalmente, a oposição aos economistas clássicos, defensores do modelo burguês de sociedade.
Além disso, esse profundo estudioso da sociedade moderna questiona o Estado como uma instituição a serviço da classe burguesa. Podemos perceber ainda as dificuldades de Marx para se manter e continuar seu trabalho, tendo em vista a perseguição sofrida em razão de sua crítica ao modelo de sociedade baseado na exploração.
Com o filme O jovem Marx temos uma obra indispensável para os iniciantes no estudo do pensamento marxiano; daí ser recomendável para todas as pessoas, especialmente estudantes universitários e para todos aqueles interessados em entender melhor o mundo que vivemos hoje pautado na lógica do mercado.