“PARE! OLHE! ESCUTE! Antes de atravessar a ferrovia”, alertou analista de segurança, Adão Carmo, sobre o trabalho de prevenção junto aos motoristas de transporte escolar rural que cruzam a Ferrovia Norte Sul, apesar da ferrovia, praticamente, não ter movimento em boa parte de seu trajeto no Tocantins. Um exemplo é o Pátio Multimodal de Gurupi, que desde 2016, a empresa Porto Seco encontra-se habilitada para operar Terminal de Cargas, mas ainda não concluiu as obras.
por Redação
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, promove durante os meses de fevereiro e março, trabalho de prevenção junto aos motoristas de transporte escolar rural que cruzam a Ferrovia Norte Sul. O objetivo é alertá-los sobre a importância de adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea.
A iniciativa faz parte do calendário anual de ações de segurança da empresa, voltadas para reforçar, com as comunidades, a importância da prevenção como: observar sempre a sinalização ferroviária para evitar riscos de acidentes, em especial nas passagens em nível ao longo da ferrovia.
A campanha de segurança é destinada aos motoristas de transporte escolar de 11 munícipios do Maranhão e 17 do Tocantins que atravessam a FNS . O analista de segurança, Adão Carmo, realizou palestra para dezenas de motoristas da área rural do município de São Francisco do Brejão. Na ocasião, ele destacou a necessidade de um trabalho preventivo para garantir condições seguras junto à população: “Os motoristas de transporte escolar, em especial, têm uma responsabilidade enorme pela características do público que ele transporta, o infanto- juvenil e também pelas estradas que trafega. Portanto, é fundamental uma atitude preventiva e, sempre com muita atenção. Realizamos levantamento e catalogamos os profissionais dos municípios para receberem orientações sobre transposição da ferrovia em segurança, com as principais dicas visando minimizar riscos de acidentes: PARE! OLHE! ESCUTE! Antes de atravessar a ferrovia”, alertou.