Os números quebram todos os discursos bairristas propagado em Gurupi nos últimos anos sobre a falta de representatividade na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal, enquanto Porto Nacional com seus 40.317 eleitores conseguiu eleger cinco deputados e ainda foram mais benevolente quando se compara a troca de votos entre os candidatos das duas cidades. Neste ano, mais uma vez repete o passado devidos os pouquíssimos nomes com projeção eleitoral para alcançar vitória, numa contabilidade em que 09 gurupienses colocaram seus nomes para chegar na Assembleia Legislativa e quatro serão testados na urnas para alcançar uma das 08 vagas na Câmara Federal.
por Wesley Silas
Gurupi deu menos votos para os candidatos a deputado estadual e federal para Porto Nacional do que recebeu. A contabilidade é fácil e basta acompanhar os resultados das eleições de 2014 para quebrar discursos de muitos candidatos que culpa os eleitores da Capital da Amizade em não eleger gente da terra, comprovando assim que a falta de representação política de Gurupi não é culpa dos 57.214 eleitores sempre são generosos com os candidatos da cidade que não estão sendo eleitos eleitos por não terem competência, seja econômica ou de articulação, de abrangerem suas bases em outras regiões.
Então, vamos lá, na eleição de 2014, 57,68% dos votos dos eleitores de Porto Nacional foram divididos entre 07 candidatos da cidade e os resultados das urnas deram a vitória para os deputados estaduais Toinho Andrade, Paulo Mourão, Valdemar Júnior, Cleiton Cardoso e Ricardo Ayres.
Naquela mesma eleição, 62,48% dos votos do gurupienses foram divididos entre os candidatos 07 candidatos com ligação com a cidade, dentre eles Goiaciara Cruz, Kita Maciel e Jonas Barros; mas com a apuração das urnas, a cidade conseguiu eleger apenas Mauro Carlesse e Eduardo do Dertins. Na disputa a Federal, a deputada Josi Nunes obteve 43,06% e o ex-vereador Walter Júnior conseguiu 17,63% dos votos válidos. Em Porto Nacional, o deputado federal Vicentinho Jr. foi eleito com 28,25% dos votos válidos e os portuenses deram à deputado Josi Nunes a quarta maior votação de 5,96%. Enquanto, em Gurupi, Vicentinho Júnior foi o oitavo melhor votados conseguindo em Gurupi 2,27% dos votos.
Sendo assim, quem imagina se eleger apenas com votos apenas do no circuito de Gurupi e não desbravar espaço em outras regiões dificilmente conseguirá a vitória.
Cenário local na disputa Estadual
Para este ano a cidade tem entre os principais nomes na disputa nos chapões os nomes do vereador Sargento Jenilson com chapa pura no PRTB e concorrerá com outros 24 candidatos da mesma sigla, Cristiano Rodrigues (PODE), Gutierres Torquato (PSDB) e Kita Maciel (PSB) que irão concorrer na chapão da coligação Renova Tocantins que possui 43 candidatos e 08 são deputados que disputam a reeleição, Pedro Dias (PV) que concorrerá com 23 candidatos do chapão da coligação Frente Alternativa que tem dentre os nomes a ex-vice governadora Cláudia Lelis (PV). Terá também Edinho Fernandes (PROS), Gleydson Nato (PHS) e Silvia Marrafon (DEM) que concorrem no chapão Tocantins Democrático composto por 46 candidatos tendo seis deputados que buscarão a reeleição. Já o deputado Eduardo do Dertins (PPS) tenterá a reeleição na chapinha Junto Somos mais Fortes com 25 candidatos de dois partidos.
Cenário local na disputa Federal
Na disputa a federal tem o nome da deputada federal, Josi Nunes (PROS) que buscará sua reeleição pela coligação Tocantins de Oportunidades composta por 15 candidatos, deste 04 tentarão a reeleição. Em Gurupi Josi Nunes (PROS) concorrerá com o vereador Eduardo Fortes (PSDB) do chapão Renova Tocantins que tem 15 candidatos, deste dois tentarão a reeleição e também do com Dr. Arimatéia Macêdo (PT), Eugênio da Colorin (PRTB), Itamar Zorchi (PRTB) do chapão Frente Alternativa composto por 26 candidatos, dente eles Célio Moura (PT) e Coronel Edvan (PRTB).