Com Pátio Multimodal de Gurupi travado, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou em sua conta no twitter que o leilão dos serviços ferroviário no trecho entre Tocantins e São Paulo faz parte das ações dos 100 primeiros dias de governo. Enquanto isso, as obras do Pátio Intermodal da Ferrovia Norte Sul que deveria ficar pronto no ano de 2017 continua estagnado.
por Wesley Silas
Conforme noticiou o presidente, o valor mínimo do leilão será de R$ 1,353 bi, com investimento previsto de R$ 2.8 bilhões. No entanto, para começar a funcionar os serviços ferroviários entre o Tocantins e São Paulo, os pátios multimodais da ferrovia Norte-sul já deveriam estar prontos.
Politicagem na Ferrovia
Conforme já foi noticiado diversas vezes pelo Portal Atitude, em janeiro de 2016 empresa Porto Seco Centro Oeste S.A, de Anápolis (GO) chegou a ser oficializada para operar no pátio de Gurupi no período de 30 anos. Naquela ocasião, em 2016 o então senador petista, Donizeti Nogueira, que estava acompanhado pelo Superintendente de Controle Operacional da Valec, Marcos Almeida, chegou a fazer críticas a “oposição do governo petista” que segundo ele estaria falando “muita bobagem que a ferrovia não estava funcionando e que era um dinheiro jogado fora”, disse.
Passados dois anos, cinco meses e cinco dias que a ex-presidente Dilma Rousseff teve o mandato cassado pelo plenário do Senado, houveram muitas mudanças na política nacional e estadual, mas a ferrovia Norte-sul continua a mesma, seja nos trilhos ou nos pátios multimodais, a exemplo de Gurupi que deveria estar pronto em 2017, caso fosse obedecido os prazos contratuais de operação em que a empresa Seco Centro Oeste S.A, de Anápolis (GO), de colocar o pátio de Gurupi em operação, ou seja, pelo menos, um terminal, mantendo o transporte mínimo de 294.000 t/ano e a partir do segundo a produção mínima anual deve passar a 500.000 toneladas.
Leilão do trecho da ferrovia
Depois do PT ter criticado a oposição de ter falado “muita bobagem” em meio as escândalos de desvio onde contrato sofreu uma alteração de 42,46% do valor inicial, percentual que supera os 25% permitidos pela Lei 8.666/93, a Lei Geral de Licitações; o presidente Jair Bolsonaro terá a obrigação moral de colocar a obra para funcionar. Neste sentido, o presidente na tarde de ontem, 04, usou o seu twitter para enfatizar que “ferrovia Norte-Sul foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país”. O presidente defendeu ainda que o leilão do trecho de 1.537 km entre o Tocantins faz parte das ações dos primeiros 100 dias de seu governo.
“Leilão da Ferrovia Norte-Sul: a empresa vencedora prestará serviço ferroviário em trecho que tem 1.537 km, de SP a TO. Valor mínimo do leilão será de R$1,353 bi, com investimentos previstos de R$2,8 bi. O acontecimento é parte das ações dos primeiros 100 dias do governo federal”.
Leilão da Ferrovia Norte-Sul: a empresa vencedora prestará serviço ferroviário em trecho que tem 1.537 km, de SP a TO. Valor mínimo do leilão será de R$1,353 bi, com investimentos previstos de R$2,8 bi. O acontecimento é parte das ações dos primeiros 100 dias do governo federal.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 4 de março de 2019
Norte-sul : Histórico de sonhos enlameados pela corrupção
Em 1987, foi Sarney que autorizou a licitação, orçada em US$ 2,5 bilhões, da Ferrovia Norte-Sul, que na época foi prejudicada depois de denúncias de corrupção envolvendo 18 empresas, partes delas citadas na Operação Lava-Jato, dentre elas as empreiteiras Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão.
Com a retomada da ferrovia, no governo do ex-presidente Lula, aparecem em Gurupi figura notáveis como e ex-presidente da Valec Engenharia, Juquinha Neves, amigos de muitos políticos e ex-eleitor de Gurupi quando tentou emplacar uma candidatura ao senado pelo PR em 2010. Ele chegou a transferir seu domicílio eleitoral para a Capital da Amizade; mas, infelizmente, encontra-se entre os investigados na Operação Recebedor, decorrente de um desmembramento da Operação Lava Jato.
Enquanto o Porto Multimodal da Ferrovia Norte – Sul, localizado no município de Porto Nacional, movimenta grandes empresas como as que trabalham com produtos químicos, petroquímicos, unido a chegada da gigante Vale do Rio Doce no Distrito de Luzimangues; em Gurupi, a assinatura do contrato de concessão de uso da área situada no Pátio Ferroviário , ocorrida no dia 03 de maio de 2016, chegou a representar uma luz. Agora em maio de 2019, o que tudo indica, começa a nascer uma força para que as coisas aconteçam no Sul do Tocantins, região esta, que até então, não conseguiu avançar em sonhos de projetos, não só os que envolvem a ferrovia Norte-sul, mas outros como o da ligação com o Mato Grosso, via Ilha do Bananal, visto como uma redenção econômica-social para índios e brancos, viabilizando a ferrovia Norte-Sul na região.