O planejamento para o posicionamento das viaturas e a definição de comandos específicos basearam-se em informações fornecidas pelo setor de estatísticas, determinando dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes.
Neste período, as ações de fiscalização estiveram voltadas para a segurança no trânsito, especialmente para as condutas relacionadas aos maiores índices de letalidade nas rodovias: fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas, à fiscalização de motocicletas e ciclomotores, ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas, à fiscalização do uso do cinto de segurança e de dispositivo de retenção auxiliar para crianças.
Durante a operação 321 motoristas realizaram testes de etilômetro, destes 1 foi preso por conduzir veículo sob efeito de bebida alcoólica, 6 foram multados por este mesmo motivo e outros 4 foram autuados por recusar a realização do teste. Além disso, com a utilização de redares fotográficos portáteis, 167 veículos foram flagrados acima do limite de velocidade.
Apesar do foco ser a fiscalização de trânsito durante o feriado, não foi deixado de lado o combate à criminalidade. Em Guaraí na quinta feira (21) por volta de 22h30min, foi presa uma mulher, por transportar consigo duas malas contendo 43,25kg de maconha que estavam no bagageiro de um ônibus. A droga teria como destino a cidade de Paragominas-PA.
Além da fiscalização, foram realizadas ações de educação para o trânsito durante todos os dias da Operação Tiradentes, alcançando um total de 525 pessoas sensibilizadas. Em abordagens educativas, os policiais entregaram panfletos e orientaram os motoristas acerca da necessidade de mudança de atitude na condução de veículos.
Foram atendidos 7 acidentes de trânsito durante a operação, em que 2 pessoas ficaram feridas, e outras 2 foram à óbito. Comparando com a Operação Tiradentes de 2015, nas rodovias federais no Estado do Tocantins, houve redução de 66,6% no número de feridos.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social PRF-TO