A falta de manutenção das rodovias estaduais durante os últimos anos fez com que muitos trechos ficasse, praticamente intransitáveis, provocando acidentes e prejuízos aos motoristas. Segundo informações do Dertins, repassadas ao Portal Attiude, a TO-373, que liga as cidades de Alvorada a Araguçu, foram investidos durante todo ano de 2014, por sinal ano eleitoral, apenas 7.106,40 em operação de manutenção de tapa-buracos. Já no trecho da TO-280 que liga as cidades de São Valério da Natividade a Natividade foram investidos a cifra de R$ 28.425,60 em manutenção.
“A estrada de Araguaçu a Alvorada encontra-se em total abandono. O risco é tanto para os motorista quanto para os animais silvestres. Porque para os animais Silvestre? Em razão dos capinzais que fecham as estradas tira a visão dos motoristas e acabem atropelando estes animais, aumentando mais ainda o risco de capotagem, dependendo do tamanho do animal e do veículo. Temos que esperar até quando e quando os responsáveis irão tomar iniciativa”, reclama o bancário Levi Barbosa.
![Dertins-1 Chefe do Dertins fala sobre situação das TOs-373 e 280 e sucateamento de equipamentos Dertins-1 Chefe do Dertins fala sobre situação das TOs-373 e 280 e sucateamento de equipamentos](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Dertins-1.jpg)
De acordo com o chefe da regional do Dertins em Gurupi a falta de manutenção é decorrente de investimentos da gestão passada que deixou o órgão sucateado e com o início das chuvas dificultou e provocou atraso na recuperação.
“Estamos com uma equipe em Araguaçu que está fazendo o trecho até a divisa de Goiás e depois vamos atuar de Araguaçu até Alvorada”, explicou Paulo Cangati. Ele afirmou ainda o prazo que as obras deverão começar. “Depende do tempo e se houver um estiagem, eu acredito que dentre 10 dias consigamos iniciar”.
Outro trecho que encontra-se bastante prejudicado é o da TO-280 na parte que liga a BR-242 até a Natividade.
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“Nós temos apenas uma equipe de tapa-buracos e na nossa programação está previsto que quando terminar o trecho de Alvorada a Araguaçu vamos nos deslocar para o trecho de São Valério a Natividade”, disse Paulo Cangati.
O engenheiro afirmou ainda que, diante o período chuvoso, o Dertins de Gurupi dispõe de uma equipe que atua na operação tapa-buracos. “A operação tapa-buraco depende mais de pessoal do que equipamento. Não é que esteja faltando pessoal, o que acontece é que não temos o quantitativo necessário para agilizarmos e a chuva prejudicou muito”, informou.
Sucateamento de máquinas do Dertins
Conforme Paulo Gangati um dos problemas enfrentado desde que ele assumiu o cargo é o sucateamento de parte da frota de maquinários do Dertins e na sede do órgão é visível a grande quantidade de máquinas semi-novas e caminhões parados devido a falta de manutenção.
![Dertins-644 Chefe do Dertins fala sobre situação das TOs-373 e 280 e sucateamento de equipamentos Dertins-644 Chefe do Dertins fala sobre situação das TOs-373 e 280 e sucateamento de equipamentos](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Dertins-644.jpg)
“Quando chegamos aqui no dia 05 de janeiro a situação estava a pior possível. O equipamento estava, praticamente, todo detonado e não tinha sequer combustível. Hoje a residência tem 91 equipamentos, destes 42 estão sucateados. Isso dificulta muito o nosso trabalho que depende destes equipamentos”, explicou o engenheiro.
Ele explicou ainda que a gestão passada usava peças do equipamentos quebrados para colocar em outros que quebravam, provocando assim cemitério de máquinas sucateadas no pátio do Dertins. “Não posso precisar o que foi, mas tem relação com a gestão anterior e acredito que o equipamento ia quebrando e eles iam encostando e fazendo vale (trocar peças) de um para outro”, explicou.