Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Whatsapp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Notícias » Com 20 pontos acima da média nacional, Palmas lidera intenção de compra de imóveis no Brasil
Cidades

Com 20 pontos acima da média nacional, Palmas lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de maio de 2025 - 18:445 minutos de leitura
Whatsapp Facebook Twitter E-mail

Sessenta e seis por cento dos moradores de Palmas têm intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, segundo levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica. O dado posiciona Palmas como um dos mercados imobiliários mais aquecidos do país.

por Redação

Palmas -TO será palco, nos dias 29 e 30 de maio, da 8ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), com um tema mais atual do que nunca: a habitação como motor de desenvolvimento econômico, inclusão social e combate às desigualdades regionais. A escolha da capital tocantinense reflete uma realidade expressiva: 66% dos moradores de Palmas têm intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, um índice 20 pontos percentuais acima da média nacional (46%), segundo levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica.

O dado posiciona Palmas como um dos mercados imobiliários mais aquecidos do país e traz à tona um desafio urgente — o da oferta de moradia acessível e bem localizada.

439bba1c-e463-4265-b56b-fab822f288f1 Com 20 pontos acima da média nacional, Palmas lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Além do alto índice de intenção de compra, a pesquisa aponta que 7% da população já iniciou visitas a imobiliárias e stands de vendas, e que 38,3% dos domicílios na cidade estão em regime de locação, o que reforça a demanda por alternativas de aquisição. A maior parte da população economicamente ativa está entre 25 e 49 anos — o chamado público da “maturidade financeira” — e 54% dos imóveis em Palmas ainda são ocupados pelos próprios donos, o que indica espaço para expansão da propriedadeSessenta e seis por cento dos moradores de Palmas têm intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, segundo levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica. O dado posiciona Palmas como um dos mercados imobiliários mais aquecidos do país

098b29f5-91f7-40ac-8a7a-5736b79a59f0 Com 20 pontos acima da média nacional, Palmas lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

“Palmas vive uma efervescência imobiliária que evidencia tanto o potencial de crescimento quanto a necessidade de ampliar o acesso à habitação de forma estruturada e socialmente responsável. É neste contexto que o FNNIC se torna ainda mais relevante: ao reunir governo, setor produtivo e sociedade civil para construir soluções viáveis e integradas para o Norte e o Nordeste”, destaca Marcos Holanda, presidente do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção.

Habitação como política pública estratégica

Dados do IBGE indicam que o déficit habitacional nas regiões Norte e Nordeste ultrapassa 2 milhões de moradias. O Fórum, que será realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, traz um olhar estratégico sobre o tema com o painel “Habitação como instrumento de redução das desigualdades”, reunindo especialistas, autoridades públicas e lideranças do setor para debater o futuro da moradia nas regiões.

A programação contará com a presença de figuras-chave do cenário político e econômico, como Jader Filho (Ministro das Cidades), Carlos Vieira (presidente da CAIXA), Randolfe Rodrigues, além dos governadores Wanderlei Barbosa (TO), Clécio Luís (AP) e Gladson Cameli (AC). Também estão confirmadas lideranças como Fernando Marangoni, deputados, prefeitos e representantes de instituições como SEBRAE, CAU, CREA e Ministério das Cidades.

Além da habitação, o FNNIC abordará temas como o papel do FGTS e dos programas de habitação de interesse social; a inovação em sistemas construtivos; a mineração e a industrialização da construção; o uso de inteligência artificial na gestão de obras; bem como os desafios e oportunidades da infraestrutura urbana e da sustentabilidade.

Com mais de 1.500 participantes presenciais e 2.000 espectadores online nas últimas edições, o Fórum se consolida como uma das principais plataformas de articulação política e técnica do setor fora do eixo Sul-Sudeste.

Crescimento urbano e impacto social

Palmas apresenta uma das maiores taxas de crescimento de domicílios do Brasil (3,4% ao ano), segundo projeções da Brain. A região central da cidade, considerada zona de influência primária, pode absorver até 1.262 novos domicílios até 2025 apenas na faixa de renda de R$ 8.150 a R$ 16.186, mesmo em cenários econômicos conservadores.

“Não há como pensar em desenvolvimento sustentável para o Norte e Nordeste sem enfrentar o desafio do acesso à moradia de forma pragmática. O FNNIC é uma resposta concreta, que propõe diálogo e ação para que o setor da construção seja protagonista de uma mudança real”, reforça Marcos Holanda.

Mais do que um evento, o Fórum atua durante todo o ano com produção de conhecimento técnico, articulações com o poder público e fomento à inovação no setor. Em Palmas, o objetivo é consolidar propostas que sirvam de modelo para todo o país — promovendo inclusão, eficiência e desenvolvimento social a partir da habitação.

Sobre o FNNIC

O FNNIC é correalizado em parceria com a Associação dos Diretores de Empresas do Mercado Imobiliário do Tocantins (ADEMI/TO), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon/TO) e Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Tocantins (Sindimeto).
Em Palmas o evento recebe apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA/TO), Assembleia Legislativa do Tocantins e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

O VIII Encontro é patrocinado pelo Grupo AG Capital, Movimento+ (por meio das empresas: Konstroi, Agilean, Z2A e IzySoft), Viana e Moura Construções, ESAF, VMV Real Estate, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Prefeitura de Palmas, Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Compartilhar. Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Local na rede Internet

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Advogada indiciada apropriação indébita poderá ter registro na OAB Suspenso temporariamente

12 de junho de 2025 - 11:47

Sindicato Rural de Gurupi realiza homenagem aos ex-presidentes e familiares pelos serviços prestados à entidade e ao agro

12 de junho de 2025 - 11:37

Grupo de venezuelanos e um colombiano são presos em Palmas por furto a farmácias

12 de junho de 2025 - 11:10

Suspeito de ser um dos principais traficantes do Tocantins é preso no Maranhão

12 de junho de 2025 - 10:36

SESI Tocantins abre inscrições para vagas em Palmas e Gurupi

12 de junho de 2025 - 10:33

Kátia Abreu assumirá área de bioenergia da Ambipar

11 de junho de 2025 - 21:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2025 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.