A problematização da cultura da violência em todos os segmentos sociais criou um grande desafio à formação de políticas de Segurança Pública que garanta segurança ao cidadão, principalmente os mais vulneráveis, que há anos convivem com o sentimento de que seus direitos foram esquecidos no Estado democrático de direito.
“Nós temos experiência daquilo que não deu certo quando na primeira audiência nós fizemos um debate bastante interessante e envolvemos todas as instituições que são o Ministério Público, Magistratura, as Polícias Civil e Militar; mas, enfim, não foi dado sequencia àquelas nossas reivindicações e os nossos encaminhamentos não chegaram a resultados efetivos”, explica o presidente da Subseção de Gurupi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Albery Cesar Oliveira, sobre a primeira reunião feita pela Ordem em Gurupi.
Na tentativa de minimizar a situação, a Subseção da OAB de Gurupi, encabeçará mais uma Audiência Pública para encontrar caminhos que garanta aos cidadãos gurupienses o direito à segurança.
“Cada individuo poderá falar por três minutos e não vai ter composição de mesa. Vai ser uma audiência bastante dinâmica onde vai ter uma abertura feita pela OAB, seguida acontecerá a fala do comandante do 4º BPM, Major Flávio, que irá fazer exposição com dados, depois o Juiz da área de Execuções Penais, Dr. Ademar de Souza vai fazer exposição com números e dados e em seguida vamos ouvir a população”, explica Albery,
Em seguida ele acrescentou: “Desta vez nós queremos, efetivamente, o que for levantado na audiência seja pontuado e levado à efetividade e nós vamos até, se for o caso, propor medidas judiciais e necessárias”, disse Albery,sobre a necessidade de ajuizar ações para que as propostas saiam do papel.
Foco
Segundo o representante da Subseção da OAB, em Gurupi, a audiência irá focar em ações repressivas e nas falhas do sistema penitenciário.
“O foco da infância, da adolescência, da droga não é, efetivamente, o alvo desta audiência pública porque isso é um outro problema que é a origem de tudo; mas nós queremos tratar é da segurança pública e do sistema penitenciário que é a doença em si”, resumiu o presidente da Subseção, Albery Cesar Oliveira.
Ouça, abaixo, o áudio (Podcast) completo da entrevista do Portal Atitude com o presidente da Subseção de Gurupi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Albery Cesar Oliveira.